Cultura: Memorial da América Latina apresenta exposição sobre Carmen Miranda

Pequena Notável é tema de mostra a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher

qua, 22/02/2006 - 18h00 | Do Portal do Governo

Pequena Notável é tema de exposição

Carmen miranda

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Memorial da América Latina promove a exposição Carmen Miranda para Sempre. A mostra reúne 700 peças da artista e vai ocupar mil metros quadrados do espaço com várias novidades. Além de ter acesso a trajes, jóias, partituras, discos, artigos de jornais, capas de revistas e fotos da carreira da primeira artista internacional que o Brasil já produziu, o público poderá contar com o passeio pelos núcleos brasileiro, americano e fashion preparados para mostrar um pouco mais da vida da consagrada Pequena Notável. No núcleo brasileiro, é possível prestigiar  parte da discografia da estrela, imagens do Carnaval de Rua da época, fotos dos anos 30, quando Carmen freqüentava o Cassino da Urca, no Rio. Já no núcleo americano, destaques para as participações da cantora em produções hollywoodianas e na Broadway. Também num telão, cenas do filme Uma noite no Rio. O núcleo fashion mostra trajes recuperados e fazem uma releitura do estilo Carmen de se vestir, trabalhados pelos estilistas Carlos Tufvesson, Jacqueline de Biase, Napoleão Lacerda, Marco Maia e Luciano Canale, da Sta Ephigenia, e criadores do Instituto Zuzu Angel.

Maria do Carmo Miranda da Cunha tinha 1,54m de altura,  gravou 322 músicas, em dez anos, brilhou no cinema nacional e internacional. Morreu aos 46 anos, e seu enterro levou mais de meio milhão de pessoas às ruas do Rio.

Carmen Miranda para Sempre tem curadoria de Fabiano Canosa, direção de arte e cenografia de Cláudio Amaral Peixoto e Cláudio Fernandes, consultoria e textos de Ruy Castro.

Carmen Miranda para Sempre

Estréia: 08/03, quarta-feira. De terça a domingo, das 9h às 18h. Grátis

Até 16/04

Memorial da América Latina  – Galeria Marta Traba

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Metrô Barra Funda

Tel.: (11) 3823-4600. Acesso a portadores de deficiência física

www.memorial.sp.gov.br