Cultura: MCB abre mostra do 20º Prêmio Design

População poderá conhecer os 11 vencedores

qua, 06/12/2006 - 15h14 | Do Portal do Governo

Começa nesta quarta (6), no Museu da Casa Brasileira (MCB), a mostra do 20.º  Prêmio Design MCB, evento de maior tradição e credibilidade do País.  Além dos 81 mobiliários selecionados, a população poderá conhecer os 11 vencedores, entre eles Sergio Rodrigues – primeiro lugar em Mobiliário com a obra poltrona Diz e também oito designers contemplados com menção honrosa.

A 20.ª edição do Premio Design MCB recebeu este ano 578 inscrições vindas de 16 estados e 74 cidades, o que significa um aumento de 38% em relação ao ano passado, conta a diretora do MCB, Adélia Borges. O júri, presidido por Cláudio Ferlauto, analisou os produtos do ponto de vista do usuário e de seu bem-estar. Além de requisitos básicos de competência do desenho e do processo produtivo. “Os resultados de uma competição nacional do porte do Prêmio Design MCB descobrem o que está sendo produzido e pensado, e de uma certa maneira, até o que será consumido no mercado brasileiro”, explica Ferlauto.

Entre as categorias premiadas estão: Mobiliário, Utensílios, Equipamentos Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção, Novas Idéias/Conceitos e Trabalhos Escritos. As categorias, Iluminação e Têxteis/Revestimentos, não receberam prêmios.

Palestra

Amanhã, haverá palestras sobre dois ícones do design brasileiro: Sergio Rodrigues e João Bezerra de Menezes. Rodrigues, nascido no Rio de Janeiro em 1927, vai contar sua trajetória de mais de meio século como protagonista no design de móveis, a ponto de a enciclopédia Delta Larousse apresentá-lo como “o criador do móvel moderno no Brasil”. Do banco Mocho à Poltrona Mole, premiada em 1961 na Itália, da Kilim à Diz, recém-premiada pelo MCB, uma produção notável em quantidade e sobretudo em qualidade.

Em seguida, o professor João Bezerra de Menezes falará sobre a trajetória da Embraer como um caso exemplar na indústria brasileira. Mostrará que a empresa deve seu sucesso à política de não esperar que as pesquisas de opinião ditem o rumo dos novos lançamentos, e sim detecta as reais necessidades dos consumidores a partir de técnicas de análise das necessidades e oportunidades, o que corresponde a uma nova relação entre design e marketing pró-ativo. Mais informações no site: www.mcb.sp.gov.br

Serviço:

Prêmio Design MCB – 20ª Edição

Visitação: de 6 de dezembro a 21 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ingresso: R$ 4 e ½ entrada. Grátis aos domingosPalestra com Sergio Rodrigues e João Bezerra de Menezes

Dia: 06/12, das 19 às 21h30. Vagas limitadas. GrátisMuseu da Casa Brasileira

Av. Brig. Faria Lima, 2.705. Jardim Paulistano. Tel.: (11) 3032-3727/ 2499

Ingresso: R$ 4 e ½ entrada. Domingo, grátis.

Acesso a portadores de deficiência física

www.mcb.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura

C.M.