Cultura: Mário Quintana é homenageado no MIS

Evento marca o centenário do escritor e o recebimento da documentação audiovisual sobre suas obras

ter, 18/07/2006 - 12h27 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) comemora, nesta quinta-feira (20), o centenário de Mário Quintana e o recebimento da documentação audiovisual sobre o escritor e suas obras. Todo o material foi doado pela Casa de Cultura Mário Quintana de Porto Alegre e poderá ser consultado pelo público a partir desta data. A entrada é franca.

Mário Quintana nasceu na cidade de Alegrete (RS), em 1906. Com 7 anos, auxiliado pelos pais, aprende a ler tendo como cartilha o jornal Correio do Povo.  Em 1915, ainda em Alegrete, freqüentou a escola do mestre português Antônio Cabral Beirão, onde conclui o curso primário. Foi matriculado no Colégio Militar de Porto Alegre, em regime de internato, no ano de 1919. Começa a produzir seus primeiros trabalhos, que são publicados na revista Hyloea, órgão da Sociedade Cívica e Literária dos alunos do Colégio.

O ano de 1934 marca a primeira publicação de uma tradução de sua autoria: Palavras e Sangue, de GiovanniPapini. Começa a traduzir para a Editora Globo obras de diversos escritores estrangeiros, como Charles Morgan, Rosamond Lehman, Proust ,dentre outros. O poeta deu uma imensa colaboração para que obras como o denso Em Busca do Tempo Perdido, do francês MarcelProust, fossem lidas pelos brasileiros que não dominavam a línguafrancesa. Falece, em Porto Alegre, no dia 5 de maio de 1994, próximo de seus 87 anos, o poeta e escritor Mario Quintana.

Homenagem a Mário Quintana

Dia 20 (quinta-feira), às 20h. Grátis

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Avenida Europa, 158 – Jardim Europa

Telefone: 3062-9197

  Da Secretaria da Cultura