Cultura: Maestro Neschiling apresentará os nomes dos 20 finalistas do Concurso de Piano Villa-Lobos

Concurso contou com a participação de 156 inscritos de 31 países

sex, 12/05/2006 - 17h07 | Do Portal do Governo

No próximo dia 16 (terça-feira), às 19h, nas dependências do Complexo Cultural Júlio Prestes, o maestro John Neschling, diretor artístico da Osesp, apresentará os nomes dos 20 candidatos selecionados para a final do Concurso de Piano Villa-Lobos. Na ocasião, estarão presentes embaixadores de diversos países representados entre os inscritos, presidentes e diretores das empresas patrocinadoras, membros do júri e da comunidade musical, além de alguns candidatos.

 O concurso, cujas apresentações ocorrem entre os dias 13 e 20 de agosto, na Sala São Paulo contou com a participação de 156 inscritos de 31 países espalhados pela América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e África. Os campeões de inscrições foram o Brasil, com 37 candidatos, e a China, com 29. Por meio de currículos e material em áudio foram selecionados os 20 participantes.

Os objetivos primordiais deste evento – que não tem precedentes no Brasil há quase cinqüenta anos – é promover a música de Villa-Lobos e buscar nomes de qualidade artística, que ainda não tenham tido oportunidade de mostrar seu talento. O Concurso tem como palavra-chave encontrar jovens pianistas que possam vir a se tornar grandes estrelas neste novo século.

 O Concurso premiará cinco concorrentes, incluindo prêmio em dinheiro, contratos para concertos e a gravação de um CD para o vencedor. Além disso, outro importante destaque é o júri composto por nomes de grande relevância no cenário da música clássica internacional, como os pianistas brasileiros Nelson Freire e Gilberto Tinetti. Além deles, farão parte do júri os seguintes nomes: Peter Alward, Christian Leins, Gianni Tangucci, Robert Moir, Kong Xiang-Dong, Pedro Kranz, James Keller, Loie Fallis, Arie Vardi e David Lockington.

As provas serão abertas ao público. As semifinais contarão com a participação da Osesp. Outros detalhes podem ser obtidos no website do concurso (www.cipvl.org).

  Osesp anuncia 20 finalistas do Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos

Dia 16 de Maio de 2006, às 19h

Entrada somente com convites

Sala Camargo Guarnieri – Complexo Cultural Júlio Prestes

Estacionamento no local

Entrada pela Rua Mauá, 51 – 1ºsubsolo