Cultura: Maestro Belga Ronald Zollman rege a Osesp

Apresentações serão de hoje a sábado, na Sala São Paulo

qui, 11/05/2006 - 19h05 | Do Portal do Governo

O maestro belga Ronald Zollman rege a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nessa quinta, sexta e sábado (11,12 e 13), na sala São Paulo. Os concertos têm como solista Emmanuele Baldini (violino), e apresentação do Coro da Osesp, sob regência de Naomi Munakata.No repertório, Fogos de Artifício, Op.4, de Igor Stravinsky; Concerto para Violino, de Alfredo Casella e Os Planetas, Op.32, de Gustav Holst.

Zollman nasceu em Antuérpia, Bélgica .Começou os estudos musicais aos quatro anos. Após freqüentar os conservatórios de Antuérpia e Bruxelas, tornou-se aluno de Igor Markevitch e Nadia Boulanger em Paris. A partir de 1973 passou a reger orquestras como a da Rádio de Helsinque, da Rádio Sueca, de Câmara Escocesa, la Suisse Romande e as sinfônicas de San Diego, Sidney, Shanghai, Bamberg, da BBC e, recentemente, a Dortmunder Philharmoniker e as orquestras Gulbenkian, Nacional Nova Rússia e a Sinfônica de Quebec.

É convidado freqüentemente de festivais como o de Edimburgo, Flandres, Outono de Varsóvia, Paris, Gulbenkian de Lisboa e Prom de Londres.Para o cinema, gravou a trilha sonora do filme O Mestre da Música, indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro e ganhador do Golden Record. Durante a temporada 2005-2006, apresenta-se na Europa, Américas do Norte e Sul e empreende sua sexta visita à Orquestra Sinfônica de Xangai.

Baldini nasceu em Trieste, Itália. Iniciou os estudos de violino com Bruno Polli e, em seguida aperfeiçoou-se na classe de virtuosidade de Corrado Romano em Genebra; com Ruggiero Ricci em Berlim e Salzburgo e, em música de câmara, com o Trio de Trieste e com Franco Rossi, violoncelista do Quartetto Italiano.

Aos 12 anos venceu o primeiro concurso internacional e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o Primeiro Prêmio do Forum Junger Künstler de Viena. Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e européias e participou de longas turnês pela América do Sul, Austrália e, recentemente, pelo Japão. Apresentou-se como solista com orquestras como a Rundfunk Sinfonieorchester Berlin, a Orchestre de la Suisse Romande, a Wierner Kammerorchester, a Pranders Youth Philharmonic Orchestra, a Orquestra Estatal da Moldávia e a Orquestra do Teatro Giuseppe Verdi de Trieste. Sobre ele, Claudio Abbado escreveu: “Fiquei impressionado com sua qualidade musical e com tamanha habilidade técnica”.

Osesp convida Ronald Zollman e Emmanuele Baldini

Dias 11/05 e 12/05, quinta e sexta-feira, às 21h

Dia 13/05, sábado, às 16h30. Ingresso: R$25 a R$79 e ½ entradaSala São Paulo (1.501 lugares)

Praça Júlio Prestes, s/nº. Metrô Luz

Bilheteria: 3337-5414. Ticketmaster (11) 6846-6000

Acesso a portadores de deficiência física

www.osesp.art.br