Cultura: Livro sobre o artista Tide Hellmeister será lançado no Museu da Casa Brasileira

Obra apresenta trabalhos que o artista gráfico realizou em Salto, interior de São Paulo

qua, 26/07/2006 - 14h12 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira e a Infolio Editorial lançam no dia 1º de agosto o livro Tide Hellmeister, Inquieta Colagem, que reúne cerca de 200 trabalhos deste que é considerado um dos mais importantes artistas gráficos brasileiros. Organizado em três segmentos – artes plásticas, design gráfico e tipografia, a obra tem apresentação do poeta e crítico de arte Carlos Soulié do Amaral. Em edição bilíngüe, português e inglês, os textos são de Chico Homem de Melo, professor da USP e designer gráfico; Cláudio Rocha, tipógrafo e editor da revista Tupigrafia, e Fernando Bini, professor da Universidade Federal do Paraná e doutor em Estética e Tecnologia das Artes pela Universidade Paris VIII.

A obra apresenta trabalhos que Tide Hellmeister realizou em Salto, interior de São Paulo, onde construiu sua casa e estúdio. O artista afirma: “Sinto uma inquietação constante sobre o meu trabalho e essa minha inquietação é sobre o universo da impressão, da tipografia, das colagens, da pintura sobre acrílico. O que eu gosto mesmo é de trabalhar com as mãos”.

Vida de mestre 

Paulistano nascido em 1942 na Rua Tupi, no bairro do Pacaembu, Tide é apaixonado desde criança por letras e colagem. Orgulha-se de ser um autodidata que começou a trabalhar aos 17 anos na TV Excelsior, como ajudante do cenógrafo Cyro Del Nero. São 46 anos de paixão pelo grafismo, tipografia e caligrafia. Parte desse tempo, cerca de três décadas, trabalhou em redações de grandes jornais e revistas brasileiros. Durante sete anos, ilustrou a coluna de Paulo Francis nos jornais O Estado de S.Paulo e O Globo.

A crítica especializada avalia que as marcas inconfundíveis de suas criações são a singularidade, a competência e a ousadia. Os trabalhos lhe renderam prêmios no Brasil e no exterior. A primeira exposição individual de seu trabalho com colagem ocorreu em 1963, como parte da Exposição de Poesia Ilustrada. Mostrava 12 painéis de 3 m x 1 m. Quatro décadas depois, sem jamais se desgrudar da colagem, Tide é considerado um mestre dessa arte.

Antes do lançamento, das 18 horas às 19h30, haverá um debate com a participação de Tide Hellmeister, dos profissionais que escreveram os textos da publicação e de Ericson Straub, da Infolio Editorial.

SERVIÇO

Museu da Casa Brasileira:

Avenida Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano

144 páginas. Edição bilíngüe, R$ 165

Estacionamento com vagas limitadas, por ordem de chegada: R$ 10

Tel. (11) 3032-3727

Da Agência Imprensa Oficial