Cultura: Literatura é destaque nos editais do Programa de Ação Cultural (PAC)

Concurso da Secretaria de Estado da Cultura vai liberar R$ 25 milhões para 16 áreas da cultura na capital e no interior

sex, 07/07/2006 - 16h11 | Do Portal do Governo

Cinco editais do Programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado da Cultura, já estão disponíveis para escritores, iniciantes ou não, editores e interessados no campo literário que queiram inscrever projetos para concorrer a bolsas no valor de até R$65.000,00, a depender do projeto. José Luiz Goldfarb, diretor da comissão que irá coordenar os projetos na área literária, ressalta que a publicação desses editais irá preencher uma lacuna de duas décadas em que não houve esse tipo de apoio aos escritores no estado. “É um projeto muito importante no sentido de auxiliar as produções nacionais em literatura”, observou.

Os editais contemplarão projetos em cinco áreas: (1) Incentivo à Criação Literária, (2) Revelação de Autor Inédito, (3) Programa de Áudio para a Promoção da Literatura, (4) Edição de Coleção de Livros e (5) Projeto de Incentivo à Leitura. Cada um terá projetos aprovados. Os interessados em Criação Literária têm até 21 de agosto para se inscrever em uma das seis opções disponíveis: contos e crônicas, poesia, romance, literatura infantil, literatura juvenil e uma categoria que engloba biografia, reportagem ou ensaio. Esta última foi incluída para “atender a uma demanda de autores que fomentam o debate de questões sociais, o que sempre foi uma preocupação da Secretaria”, esclarece o diretor da comissão.

Para Revelação de Autor Inédito a data limite também é 21 de agosto e os candidatos devem optar por uma das cinco categorias disponíveis: contos e crônicas, poesia, romance, literatura infantil e literatura juvenil. “Esse apoio é fundamental para revelar o talento do produtor efetivo de literatura”, destaca Goldfarb.

Na linha de Incentivo ao Autor, o último edital contemplará a Edição de Coleção de Livros. Neste caso, deverá ser inscrita uma coleção de, no mínimo, cinco títulos sobre o mesmo tema, até o dia 18 de agosto. Segundo Goldfarb “essa é a categoria mais ampla no quesito tema, que pode ser cultural ou educativo. O objetivo é incentivar a produção literária com pesquisa mais intensa e a organização de obras que resgatem principalmente a produção do interior do estado através das antologias”.

Com a finalidade de aumentar o espaço da literatura na mídia, serão oferecidas bolsas para projetos de Programa de Áudio para a Promoção da Literatura, com data de inscrição até o dia 18 de agosto. O resultado desses projetos deverá permitir que as rádios comerciais também abram espaço para dicas de leitura, como ressalta Goldfarb.

Ainda nesse perfil, também podem ser inscritos Projetos de Incentivo à Leitura. Estes são direcionados a ONGs e outras instituições que tenham projetos de multiplicação de público leitor, já em andamento. A data limite para inscrição é 17 agosto.

Os editais completos, juntamente com as fichas de inscrição e a documentação necessária estão disponíveis no site www.cultura.sp.gov.br, no link Editais e Concursos.

Da Secretaria da Cultura