Cultura leva arte modernista para cidades paulistas

Exposição itinerante começa em Ribeirão Preto, reunindo obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Portinari, entre outros

dom, 09/05/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O modernismo brasileiro vai ultrapassar as fronteiras da capital paulista e chegar a outras cidades do Estado. A exposição itinerante Coleção Nemirovsky: Obras em Destaque levará 22 obras pertencentes ao acervo da Fundação Nemirovsky para os museus regionais. A ação foi idealizada pela Secretaria da Cultura e pelo Sistema Estadual de Museus (Sisem), em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Com curadoria de Maria Alice Milliet, diretora da Fundação, a mostra começa nesta sexta-feira, 7, no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, onde permanecerá até 6 de junho. Esta é a primeira vez que a cidade recebe uma exposição desse porte, reunindo obras antológicas como: Distância e Paisagem Antropofágica VII de Tarsila do Amaral; Mulheres na Janela de Di Cavalcanti; Mogi das Cruzes e Fachada de Alfredo Volpi; Jogo de Pião de Portinari; Casal, Cavalos – Campos do Jordão e As Erradias, de Lasar Segall; entre outras.

O objetivo é democratizar e disseminar a arte brasileira, mostrando, em diversos locais, títulos que são verdadeiros patrimônios da nossa cultura, nunca expostos em museus regionais. As obras, selecionadas especialmente para esse projeto, constituem um discurso visual forte, pontuado por peças antológicas, matizado pela mescla de pinturas, desenhos, aquarelas e gravuras e, por isso mesmo, variado, fascinante.

A exposição seguirá para o Palácio das Artes, na Praia Grande, onde ficará em cartaz do dia 19 de junho a 25 de julho. Essa iniciativa dará início a um programa que pretende se estender para outras cidades.

Fundação Nemirovsky

Durante 30 anos, o casal José e Paulina Nemirovsky se dedicou à arte e agrupou importante coleção, formada por cerca de 200 obras de artistas como Di Cavalcanti, Hélio Oiticica, Tarsila, Goeldi, Cícero Dias, Portinari, entre outros. Depois da morte de José, D. Paulina ficou incumbida da missão de levar a público aquele patrimônio, cumprindo uma decisão tomada por ambos quando instituíram, em 1987, a Fundação Nemirovsky.

Em 2004, a Fundação Nemirosky assinou um comodato com a Secretaria da Cultura e um acordo de cessão de espaço com a Pinacoteca do Estado estabelecendo que a Fundação passaria a ter sua sede na Estação Pinacoteca. Desde 2006, um conjunto de mais de 100 obras está em exposição permanente no segundo andar do edifício.

Serviço

Coleção Nemirovsky: Obras em Destaque
Curadoria: Maria Alice Milliet
Local: Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Visitação: 7 de maio a 6 de junho 2010  (Riberão Preto)
Horário: Terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas
Endereço: Rua Barão de Amazonas, 323 – Fone (16) 3635-2421 – Ribeirão Preto – SP
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita

Da Secretaria da Cultura