Cultura lança projeto Curto-Circuito no Interior

A partir de sábado, 20, espetáculos de música, dança e circo percorrem dez municípios paulistas

sex, 19/10/2007 - 10h09 | Do Portal do Governo

Shows  de  artistas  consagrados e espetáculos de dança e circo irão agitar dez  cidades  do  interior  de  São Paulo, entre dias 20 de outubro e 12 de dezembro,   na  fase  piloto  do  projeto  Curto-Circuito.  Promovido  pela Secretaria Estadual da Cultura, através da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural  (UFDPC) e em parceria com as prefeituras dos municípios contemplados,   o   Curto-Circuito   tem  como  objetivo  a  circulação  de espetáculos de música, dança e circo por municípios do interior paulista.

Confira a programação

“O  Curto-Circuito  faz  parte de uma ação consistente para a utilização de teatros   municipais  subutilizados,  com  a  criação  de  uma  programação regular”,  afirma  André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de  Produção  Cultural da Secretaria da Cultura. O programa também pretende estimular  a criação de grupos artísticos locais para fazer intercâmbio com os artistas contratados pelo projeto.

Nessa  fase  piloto  do  projeto  foram  priorizados municípios que possuem teatros  estruturados  e  necessitam  de parcerias para sua programação. Ao todo serão 38 apresentações de 16 artistas que farão shows e espetáculos em mais de uma cidade durante os 54 dias do projeto. As cidades que recebem as atrações   do   projeto   são   Araçatuba,  Araraquara,  Atibaia,  Diadema, Fernandópolis, Regente Feijó, Registro, Santos, São Manuel e Tupã.

A  proposta  do  Curto-Circuito  é  consolidar  uma  política de difusão de espetáculos  no  interior  e litoral do Estado, com o objetivo principal de criar  em  cidades  de  pequeno  e  médio  porte uma programação regular de espetáculos  de  artes,  possibilitando  a  formação de público, a promoção cultural e a criação de espaços efetivos de cultura pelo Estado.

As  apresentações  serão  realizadas, geralmente, nos finais de semana, com shows  de artistas que têm em comum o diálogo entre tradição e inovação. Na parte  musical serão realizadas apresentações de Ná Ozzetti, Fabiana Cozza, Ana  Luiza  e Luis Felipe Gama, André Abujamra, Renato Braz, Virgínia Rosa, Tatiana  Parra  e  De  Puro Guapos – Orquestra Típica de Tango. Na parte de dança,  serão espetáculos das companhias Distrito Cia. da Dança, Discípulos do  Ritmo,  Jorge  Garcia  & Cia, Balé da Cidade de São Paulo e as de circo ficam por conta de Os Parlapatões, LaMínima, Nau de Ícaros e Alexandre Roit e Rodrigo Matheus com o espetáculo Circo Máximo.

Da Secretaria Estadual de Cultura

(I.P.)