Cultura lança Programa “Toca mais, Guri!”

Objetivo é fortalecer as ações desenvolvidas pelo Projeto Guri nos polos do interior e do litoral de São Paulo

ter, 24/06/2014 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, programa da Secretaria da Cultura com ações que envolvem tanto na área de formação artística quanto o desenvolvimento humano, irá lançar no dia 27 de junho o “Toca mais, Guri!”. O objetivo é oferecer ainda mais qualidade às ações desenvolvidas pelo Projeto Guri no interior e litoral paulistas. Serão adquiridos quatro mil instrumentos musicais, além da construção de uma nova luteria, em Franca, entre outras importantes ações.

Duzentos instrumentos, de alta qualidade, serão destinados aos Grupos de Referência – formados por alunos e ex-alunos de maior destaque na rede, escolhidos por um processo seletivo. As compras incluem teclados de percussão, instrumentos de percussão sinfônica, percussão étnica e de sopros. As novas aquisições também visam à ampliação do Programa de Empréstimo de Instrumentos, que possibilita aos alunos levar o instrumento para estudar em casa. Com isso, o número de beneficiados com o programa de empréstimo aumentará de mil para cinco mil alunos.

Outra novidade é que a Orquestra Verde do Guri será expandida. Além de Franca, os Grupos de Referência de Santos e de Araçatuba também ganharão violões produzidos com madeira maciça certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), organização responsável pelo manejo florestal sustentável ao redor do mundo.
Franca também receberá uma oficina de luteria que possibilitará aos alunos adquirir mais conhecimentos sobre o processo de construção e manutenção dos instrumentos de corda utilizados por eles. A oficina funciona, também, como uma capacitação, permitindo o ingresso em cursos profissionalizantes na área. As Luterias de Itapeva (foco em violino) e Ouro Verde (foco em violão) terão suas oficinas readequadas, com novos maquinários, ferramentas e materiais de consumo.

A obtenção de acordeons, tubas, kits de instrumentos de bateria de escola de samba, entre outros, permitirá a expansão de novos cursos e o aprofundamento do ensino. Além disso, outros materiais, instrumentos e acessórios utilizados em sala de aula serão substituídos com o objetivo de modernizar as aulas e melhorar a qualidade do ensino.

Para comemorar o anúncio do novo programa, um espetáculo acontecerá no Teatro Municipal de Franca. O evento é uma parceria com o Conservatório de Tatuí, a organização social Amigos do Guri – responsável pela gestão do projeto no interior, litoral e Fundação Casa – realiza Aberto ao público e gratuito, o evento reúne os integrantes da Orquestra Verde do Guri (Grupo de Referência de Franca) e Grupo de Choro do Conservatório.

Do Portal do Governo do Estado