Cultura: Jazz Sinfônica homenageia frevo no Memorial

A Jazz Sinfônica preparou uma apresentação especial para a próxima quarta-feira (14/02), às 21h, no Memorial da América Latina

dom, 11/02/2007 - 10h00 | Do Portal do Governo

Das ruas distantes e dos becos escondidos da Recife do fim do século XIX e início do século XX, ecoaram os primeiros acordes do que viria a ser o frevo incandescente de nossos dias. Cem anos de transformações e amálgama de ritmos marcam a trajetória desse gênero musical que saiu do âmbito pernambucano para ganhar o país. A fim de comemorar os cem anos do frevo, a Jazz Sinfônica preparou uma apresentação especial para quarta-feira (14/02), às 21h, no Memorial da América Latina.

O enredo musical será o frevo, e o guia da noite é Spok, o músico pernambucano Inaldo Cavalcante de Albuquerque, da Banda Sinfônica do Recife, mestre e divulgador genuíno dessa expressão cultural, trabalho desenvolvido principalmente através da Spok Frevo Orquestra, criada por ele e pelo saxofonista Gilberto Pontes em 1997.

Saxofonista desde os 12 anos, Spok divide a autoria dos arranjos do programa com seus não menos dedicados conterrâneos Mestre Duda e Nilson Lopes. O brilho do espetáculo, sempre assegurado pela competência da orquestra Jazz Sinfônica e a regência incontestável do maestro e diretor artístico João Maurício Galindo, tem reforço de Luciana Alves e Almir Ávlis nos vocais, Adelson Silva na bateria e Flaira Ferro, a passista. Cyro Pereira abre regiamente o concerto com “Ventania Frevo”, de sua autoria.

Derivado da mistura de gêneros como modinha, quadrilha, maxixe e polca, o frevo é o representante máximo do sincretismo musical de nosso país. Seu nome vem diretamente da ‘boca do povo’ que se referia ao ritmo contagiante como “frevura”, desde quando as bandas marciais começaram a invadir as ruas recifenses no século XIX com dobrados, marchas e polcas.

O tempo encarregou-se de transformar não só o ritmo como também a dança: os capoeiristas deram lugar aos passistas e os pedaços de pau, usados para abrir caminho na multidão e proteger os músicos das bandas, são hoje as leves sombrinhas coloridas.SERVIÇO:

Jazz Sinfônica e Spok

Quarta-feira, 14 de fevereiro

Horário: 21h

Entrada franca.

Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (Metrô Barra Funda)

Tel. (11) 3823-4600

Da Assessoria de Comunicação do Memorial

(R.A.)