Cultura: Jazz Sinfônica e Francis Hime fazem espetáculo juntos no Memorial dia 27

Encontro mistura erudito e popular e inclui a suíte Meu Caro Amigo Francis e Atrás da Porta, de Chico Buarque

dom, 24/09/2006 - 12h48 | Do Portal do Governo

Há pelo menos dois motivos para ir ao Memorial da América Latina no dia 27 de setembro. Apreciar a Orquestra Jazz Sinfônica, numa feliz conjunção com um convidado solista de renome, Francis Hime, regendo sua própria obra. O concerto, que representa uma nova estética sinfônica para a música popular brasileira, vale pela escolha do programa, sob a responsabilidade de João Maurício que, ao analisar a extensa e variada obra de Hime, optou pela Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, apresentada há seis anos no Teatro Municipal do Rio.

Elo entre o erudito e popular, essa sinfonia traduz a destreza e intimidade com que o convidado, levado pela inspiração, caminha livremente pelo universo dos sons e suas filigranas. Uma abertura e mais cinco movimentos expressam o gênero musical de cada época – o lundu do Brasil colonial, a modinha do Império, o choro da 1ª. República, o samba que nasce em 1917 e vira ritmo nacional e a canção brasileira contemporânea, quando na década de 50, nasce, graças à benevolência das musas e deuses, a Bossa Nova.

O lirismo das palavras vem da criatividade dos poetas parceiros de Francis, Geraldo Carneiro e Paulo César Pinheiro. Emprestam a voz para interpretação tão delicada os solistas Adriana Mezzadri, Ana Luiza, Edson Montenegro e Rubinho Ribeiro. Completam o programa a suíte Meu Caro Amigo Francis, para orquestra, composta por Marcelo Ghelfi em homenagem ao convidado, regência de João Maurício Galindo e o clássico Atrás da Porta, de Chico Buarque, com arranjo e interpretação de Fernando Corrêa na guitarra. Choro Turco, fantasia de Cyro Pereira, inspirada no tema Marcha Turca, de Mozart, abre o concerto.

Música e cinema

Francis Hime nasceu no Rio de Janeiro em 31 de agosto de 1939. Começou a estudar piano aos seis anos, complementando seu estudo clássico no Conservatório Brasileiro. Depois de quatro anos de estudos na Suíça, ainda na adolescência, enveredou pelas composições e arranjos populares. Parceiro dos mestres Vinícius de Moraes e Chico Buarque, o compositor popular retornou nos últimos anos a sua formação clássica, mesclando os dois estilos. É casado com Olívia Hime, pai de três filhas e tem uma neta. Durante os anos 70, morou em Los Angeles, onde fez cursos com grandes nomes do cinema. No Brasil, fez trilhas sonoras para diversos filmes, entre eles, Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto, Lição de Amor, de Eduardo Escorel, e A Noiva da Cidade, de Alex Vianny.

SERVIÇO

Memorial da América Latina

Auditório Simon Bolívar

Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664

Metrô Barra Funda

Tel: 3823-4768

Horário: 21 horas

Bilheteria: de 3ª. A domingo, das 14 às 19 h

No dia 27, a bilheteria estará aberta das 14 às 21 h

Da Agência Imprensa Oficial