Cultura: Inscrições para bolsistas do Festival de Inverno vão até sexta-feira, 5 de maio

O Festival acontece de 8 a 30 de julho em Campos do Jordão

qua, 03/05/2006 - 11h42 | Do Portal do Governo

Encerram-se nesta sexta-feira, 5 de maio, as inscrições para bolsistas do 37º. Festival  Internacional de Inverno de Campos do JordãoDr. Luis Arrobas Martins, que ocorrerá entre 8 e 30 de julho, em Campos do Jordão, interior do Estado. Ao todo serão oferecidas 145 bolsas de estudos integrais para músicos,  a partir dos 12 anos, em cursos de instrumentos, prática de orquestra, música de câmara, regência, composição e canto lírico.

Os interessados devem se inscrever até o dia 5 de maio  pelo site do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim www.ulm.sp.gov.br  ou pelo site do próprio Festival de Inverno www.festivaldeinverno.sp.gov.br

 Atenção: os alunos que farão audição em Paris devem se inscrever até o dia 25 de abril.

No  maior e mais importante evento de música clássica da América Latina, como nas edições anteriores de 2004 e 2005, os bolsistas formarão a Orquestra Acadêmica que tocará e gravará um CD sob a regência do maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do Festival. No ano passado, a Acadêmica do Festival recebeu o Prêmio Carlos Gomes de música,  considerada a melhor orquestra do País.

Novidades Pela primeira vez, o Festival terá audições para jovens músicos na Europa, no Conservatório Nacional de Paris e em San José da Costa Rica,  Escuela de Artes Musicales da Universidad de Costa Rica. As demais audições ocorrerão em São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Buenos Aires, Santiago do Chile e Cidade do México. Também serão selecionados bolsistas por meio de gravações. Veja as datas e locais das audições.

Em 2006, os bolsistas terão o privilégio de trabalhar, ter aulas, master classes e se apresentar com  56 professores/músicos do porte de Andrei Abramenkov, Ruben Aharonian, Bernardo Bessler e Elisa Fukuda (violino);Igor Naidin (viola);Antônio Meneses e Valentin Berlinsky (violoncelo); Michael Hasel, Davide Formisanoe Pierre-Yves Artaud (flauta);Alex Kleine Andréas Wittmann (oboé);Christoph Baerwind (trompete); Ralph Sauer e Alexander Erbrich-Crawford (trombone);Walter Seyfarth (clarinete); Henning Trog (fagote); Fergus McWilliam (trompa); Don Harry (tuba);Jean-Louis Steuerman e Richard Bishop (piano), Fernando Portari (canto lírico), Edino Krieger (composição) e Roberto Minczuk (regência), entre muitos outros. Dúvidas: pedagogicofestival@terra.com.br.

O Festival Internacional tem o patrocínio de Bradesco Prime, TIM e Sabesp. É uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Centro de Estudos Musicais Tom Jobim e Associação dos Amigos do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.