Cultura: Hospital do Servidor Público recebe a exposição ‘São Paulo na Linha do Tempo’

Espaço é reservado para o Projeto Convalescença pela Arte

ter, 17/10/2006 - 11h51 | Do Portal do Governo

O Corredor de Vidro do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) recebe a exposição ‘São Paulo na Linha do Tempo’, da artista plástica Cristiane Carbone até o dia 31 de outubro. O espaço cultural é reservado para o Projeto Convalescença pela Arte, que alia a beleza e os benefícios de todo o tipo de arte ao tratamento médico, transformando o ambiente hospitalar em um lugar mais aconchegante.

A artista plástica buscou inspiração na cidade de São Paulo para suas obras, em especial quando comemorou 450 anos de fundação em 2004. Com este trabalho, ela pretende preservar a memória da cidade, mostrando em suas obras imagens recentes, ou seja, imagens a partir do ano de 2001, quando surgiu a idéia deste trabalho e ela começou então a produzir suas obras relacionadas ao tema. “Eu quero resgatar a memória e a história de São Paulo pela preservação de imagens da cidade em décadas anteriores a nossa, porque a cada dia ela está diferente”, diz a artista. Ela vê nas imagens da metrópole em fase de crescimento uma grande poesia e acredita que através de suas obras possa imortalizar esta metrópole poética e boêmia.

As 29 obras que fazem parte deste projeto remetem o observador a uma sessão nostálgica, onde para aqueles que viveram naquele período sentem saudades, e para aqueles que não viveram sentem-se parte integrante de um passado poético e belo de parte da história. O chefe de gabinete do Iamspe, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, abriu a exposição na manhã do dia 04 de outubro, representando o superintendente do Instituto. Ele fez um convite inusitado à artista para que retrate em suas obras o Hospital do Servidor. Ao seu lado, estava o coordenador do Projeto Convalescença pela Arte, José Antonio Jordão de Araújo Ribeiro Neto e a chefe de gabinete do Hospital do Servidor, Kátia Antunes Tosi, representando a Diretora do HSPE. Os integrantes do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) prestigiaram o evento com muita alegria e disposição.

Kátia afirmou que os quadros expostos transportam o observador para os locais retratados, enquanto o coordenador do Projeto brincou que para algumas pessoas remete à juventude. “Cristiane Carbone conhece a história por isso seu trabalho tem esse poder e qualidade”, conclui Jordão.

Do Iamspe