Cultura: Hoje é dia de carnaval no Memorial da América Latina

Os Bambas do Samba se apresentam no Auditório Simón Bolívar, com entrada franca

seg, 06/02/2006 - 17h20 | Do Portal do Governo

O Carnaval é só no fim de fevereiro, mas o Memorial da América Latina já entrou no ritmo. Hoje (06), o pocket-show Os Bambas do Samba se apresenta no Auditório Simón Bolívar, com entrada franca. O show vai transformar o palco do Memorial em um autêntico sambódromo e contar um pouco da trajetória do samba paulistano.

No repertório,  Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Geraldo Filme, Zé Kéti e Nelson Rufino, entre outros. No dia 10, é a vez do ensaio geral da escola de samba Camisa Verde a Branca, na Praça Cívica. No fim de semana seguinte, nos dias 18 e 19, dezesseis blocos desfilam no Pholia, que vai para a sua 16.ª edição e acontece pela primeira vez no Memorial.

A vocação carnavalesca do Memorial, aliás, vem antes de o conjunto arquitetônico de Niemeyer ser instalado neste pedaço da Barra Funda. “Por volta dos anos 30, no Largo da Banana (atual Memorial da América Latina), local onde se fazia a carga e descarga dos vagões da Estrada de Ferro Sorocabana (atual Fepasa), onde a maioria dos sambistas trabalhava como ensacador nos armazéns, os negros foram organizando as rodas de samba; desta primeira manifestação surgiram os embriões das escolas de samba atuais”, conta Nelson Crecibeni em seu livro Convocação Geral”, sobre a história do Carnaval paulistano.

Carnaval no Memorial

Os Bambas do Samba

Dia 06 / 02, segunda-feira, às 20h. Grátis

Memorial da América Latina  – Auditório Simón Bolívar

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Metrô Barra Funda

Tel.: (11) 3823-4600. Acesso a portadores de deficiência física

www.memorial.org.br

Secretaria da Cultura