Cultura: História da cidade é tema do projeto Meu Lugar: São Paulo, do Memorial da América Latina

Oficinas serão realizadas nos dias 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro

sex, 12/01/2007 - 9h51 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de otimizar e integrar o Posto do Acessa São Paulo, que fica em suas dependências, a Biblioteca Latino-americana Victor Civita, do Memorial da América Latina, deu início, no fim do ano passado, a uma série de oficinas de informática.

“Descobrindo os caminhos da Net” foi a primeira. Orientada pelo economista e tradutor Carlos Rangel, objetivava habilitar o usuário a realizar pesquisas no Google e a utilizar seus recursos, como calculadora, dicionário, armazenamento de arquivos na internet, enviar e-mails de 100 MB, digitar e editar textos com amigos, tudo on-line.

Nos dias 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro, o Memorial dá continuidade ao projeto de oficinas, realizando a 3ª edição do projeto Meu Lugar: São Paulo, que traz três rodadas com oficinas sobre a história de São Paulo. Tais oficinas, ministradas por Robson Leandro da Silva, acontecerão das 14h às 15h no auditório da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita e contarão com a parceria do programa Acessa São Paulo.

Os temas abordados serão:

– As três origens de São Paulo (23/01);

– Semelhanças da vida cotidiana da São Paulo do século XIX e do século XXI (30/01);

– São Paulo real e virtual (06/02);

As oficinas serão constituídas por uma palestra de 30 minutos, mais uma visita ao acervo da biblioteca, onde os participantes terão acesso físico ao assunto tratado, além de 20 minutos nos computadores do Acessa São Paulo para uma experiência virtual sobre os conteúdos abordados.

As inscrições, gratuitas e dirigidas a todo o público, podem ser feitas pessoalmente no posto do Acessa situado na Biblioteca Latino – Americana Victor Civita no Memorial da América Latina de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 15h, ou pelo telefone (011) 3823-4796 (falar com Elton ou Diego).

O projeto Meu Lugar: São Paulo

Criado em janeiro de 2006, o projeto Meu Lugar: São Paulo já recebeu em suas oficinas mais de 60 participantes, sendo a primeira realizada na Sociedade Amigos do Jardim Morganti, zona leste de São Paulo e a segunda durante as comemorações dos 60 anos da biblioteca Anne Frank, no bairro do Itaim Bibi. 

Robson Leandro da Silva é pesquisador auto-didata da História de São Paulo, e, como membro do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária da USP, atua nos Conteúdos Educacionais do núcleo. É professor de Redes Virtuais do projeto Cidade em Cena.

Serviço:

Datas: 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro

Horário: das 14h às 15h

Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita

Mais informações:

Tel: 3091-6366 (horário comercial)

e-mail: robson.silva@gmail.com

Programa Acessa São Paulo

O Programa Acessa São Paulo de Inclusão Digital é um projeto que nasceu com o intuito de tornar acessível à maioria dos cidadãos alguns serviços do Governo do Estado que estão disponíveis na Internet. Com o passar do tempo, a expansão dos serviços (hoje existem 369 postos em funcionamento e que atendem em torno de 17 milhões e 150 mil pessoas) e a popularização da rede, modificaram um pouco o perfil do programa. Hoje ele está mais preocupado em agregar valores aos cidadãos e não somente prestar um serviço.

Os responsáveis pelo conteúdo do Portal, uma equipe ligada à Escola do Futuro/ USP, criaram o que eles chamam de Rede de Projetos, que nada mais é do que um suporte ao desenvolvimento comunitário através da Internet, apoiando e supervisionando projetos sugeridos pelos próprios usuários, tendo como uma das principais preocupações criar uma alternativa de utilização da rede que, como está constatado, é sub-aproveitada, sendo acessada, na maioria dos casos, para verificar e-mails e Orkut.

O site do programa Acessa São Paulo é www.acessasp.sp.gov.br.

Assessoria de imprensa do Memorial da América Latina