Cultura: Governo inaugura 6.ª sala de leitura no Centro de Integração da Cidadania

CIC Feitiço da Vila, no Capão Redondo, zona sul da cidade, recebeu 800 livros

seg, 06/02/2006 - 11h10 | Do Portal do Governo

 

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade inauguraram, neste domingo, dia 5, a sexta Sala de Leitura em parceira com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania em mais um Centro de Integração da Cidadania (Cic), no Estado.

A nova Sala de Leitura do CIC Feitiço da Vila, no Capão Redondo, zona sul da cidade, recebeu 800 livros, 220 revistas, duas estantes e quatro revisteiros da Secretaria da Cultura, por meio do programa São Paulo Um Estado de Leitores, que visa incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros.

O programa já inaugurou Salas de Leituras nos CICs  de Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Jova Rural (Jaçanã), Itaim Paulista e Casa da Cidadania.

São Paulo: Um Estado de Leitores

Criado em 2003 pela Secretaria de Estado da Cultura, São Paulo: Um Estado de Leitores alcançou, em maio do ano passado, uma de suas principais metas: zerar o número de municípios do Estado sem bibliotecas públicas. A ação é fruto de esforço da Secretaria da Cultura, em conjunto com prefeituras e iniciativa privada.

A iniciativa privada contribuiu com o processo de implantação de salas e bibliotecas, além de doar livros e materiais. Entre as empresas que aderiram ao programa, destacam-se: Banco do Brasil, ABN AMRO Bank, Santander Banespa, BankBoston, Instituto Itaú Cultural, Grupo Silvio Santos, Bovespa, Tim, e FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e as fundações Nestlé, Camargo Correia,  Telefônica e Victor Civita. Às Prefeituras coube oferecer as áreas para a implantação dos espaços de leitura, além dos profissionais para operá-los.

Além das bibliotecas, o programa abriu mais de 90 Salas de Leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, em locais como: conjuntos habitacionais do CDHU, hospitais públicos, escolas de samba, Centros de Integração da Cidadania, Centro de Detenção e Penitenciária e centros esportivos e culturais.

CICs

Os Centros de Integração da Cidadania (CICs) oferecem vários serviços públicos gratuitamente à população carente da cidade. No local, há vários atendimentos especializados como Juizado Especial Civil, Promotoria de Justiça, Delegacia de Polícia, Procuradoria de Assistência Judiciária, Procon, entre outros. Quem precisar pode também retirar cédula de identidade, atestado de antecedentes e carteira de trabalho, além de demais documentos.

Secretaria da Cultura