Cultura: Governador entrega obras de reforma no Memorial da América Latina

O conjunto arquitetônico da Fundação Memorial da América Latina está reformado

qui, 11/05/2006 - 18h00 | Do Portal do Governo

O conjunto arquitetônico da Fundação Memorial da América Latina está reformado. Na manhã desta quinta-feira , 11/05, o governador Cláudio Lembo, entregou à população de São Paulo as obras de restauro do local. Marco arquitetônico e um dos lugares mais procurados por turistas em visita à cidade, o Memorial teve suas instalações recuperadas estruturalmente, depois de 17 anos, e sua fachada pintada de branco. 

Em visita ao Memorial, o governador Cláudio Lembo destacou a importância do espaço para a capital paulista. “O Memorial da América Latina é excepcional, pois além de ter o Parlatino, única instituição internacional com sede em São Paulo, as pessoas entram em contato com obras de arte, filmes fora do circuito nacional, espetáculos de dança e musicais. Muitas vezes de graça. Um verdadeiro exemplo de cidadania ao Brasil”.

Lembo também participou da cerimônia de assinatura de convênios entre o Memorial e instituições culturais e do descerramento do busto de José Bonifácio de Andrade e Silva, Patriarca da Independência do Brasil. Houve ainda a instituição da Cátedra Memorial da América Latina, da qual participam a USP, Unicamp e Unesp. “As três universidades paulistas poderão oferecer conhecimento de uma forma diferenciada”. O governador explica: “Os estudos aqui serão sobre o meio ambiente e novas formas de tecnologia. Diferente da visão humanística que estamos acostumados a ver em uma Cátedra”, disse Lembo.

Reformas

Os trabalhos no Memorial se dividiram em duas etapas. A primeira, entre março e setembro do ano passado, compreendeu a restauração do Pavilhão da Criatividade, do prédio da monitoria e da entrada monumental, entregues em setembro de 2005.  Na segunda etapa, foram reformados os espaços do Auditório Simón Bolívar, Salão de Atos Tiradentes, Biblioteca Latino-Americana Victor Civita e Galeria Marta Traba. “As obras feitas permitirão a ampliação das atividades culturais dos musicais, peças teatrais, espetáculos de dança, exposições de artes plásticas, entre outros, que já acontecem normalmente”, afirmou Fernando Leça, presidente do Memorial.

Todos os edifícios receberam minuciosos tratamentos de fissuras e pintura. “A diferença entre as atuais reformas e as obras de manutenção anteriores é que agora as fissuras dos prédios receberam uma solução definitiva. A manutenção será periódica. Desta forma, não teremos mais problemas com a vegetação que cresce onde não deveria”, finalizou Leça.

Christiane Rocha