Cultura: Galeria do Memorial abre o ano com a exposição Acúmulos Urbanos

A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz de terça a domingo, das 9h às 18h, até o dia 2 de março

dom, 11/02/2007 - 13h58 | Do Portal do Governo

A artista plástica paulista Helena Kavaliunas inaugura a exposição “Acúmulos Urbanos” na terça-feira (13/02), na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina. A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz de terça a domingo, das 9h às 18h, até o dia 2 de março, incluindo o período do Carnaval.

Acúmulos Urbanos é um trabalho desenvolvido há dois anos pela artista em cidades de três países: Brasil, Argentina e Lituânia, terra de seus antepassados. Jornais, papelões, madeiras e telas de proteção da construção civil são, entre outros materiais, poeticamente recriados pela artista, que propõe uma nova arqueologia da contemporaneidade.

As fotos são dispostas em painéis de tamanhos variados e suportes diferentes, como alumínio e PVC, acompanhadas de instalações e vídeos da artista, gerando uma sobreposição de imagens e mostrando de uma maneira peculiar a urbanidade com seus acúmulos e metáforas visuais do cotidiano. A curadoria é do historiador e crítico de arte João Spinelli.

O Memorial da América Latina fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô). Entrada franca.

Clique aqui para saber mais sobre a artista.

Da Assessoria de Comunicação do Memorial

(R.A.)