Cultura: Fundação Volkswagen doa livros a projeto da Secretaria da Cultura

Projeto Entre na Roda realiza aulas mensais para a formação de 80 difusores do hábito da leitura

qua, 07/06/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura realizou cerimônia de encerramento do primeiro módulo do ProjetoEntre na Roda, criado para formar educadores, técnicos, gestores e voluntários para o Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, de incentivo à leitura. Na ocasião a Fundação Volkswagen, formalizou a doação de 80 baús, recheados de obras literárias, para serem encaminhados às bibliotecas e salas de leitura de vários municípios do Estado.

O Projeto Entre na Roda, criado em setembro de 2005, é uma iniciativa da Fundação Volkswagen em parceria com a ONG Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e o Programa São Paulo: Um Estado de Leitores. Compreende a realização de aulas mensais, aos sábados, no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, para a formação de 80 difusores do hábito da leitura. O treinamento se dá por meio de rodas de leitura, recitais, poemas e outras oficinas. A atividade terá continuidade no segundo semestre, quando será concluído o próximo módulo.

Quilombos Vivos 

A Fundação Volkswagen oferece também cursos de formação e baús literários ao Projeto Quilombos Vivos, da Unidade de Formação Cultural, departamento da Secretaria da Cultura. Em funcionamento desde dezembro , a iniciativa pretende levar cultura e cidadania às 21 comunidades quilombolas (formadas por descendentes de escravos) existentes no Estado. Suas ações são desenvolvidas por meio de oficinas especiais e da instalação de bibliotecas nas próprias comunidades.

A primeira oficina, com o tema História e Cultura Africana e Afro-brasileira, começou no mês passado. Ainda neste semestre, serão oferecidas aulas de teatro, ministradas pelo Grupo de Teatro Set Cênico – Teatro Móvel de São Paulo. Outra iniciativa especial da secretaria ocorrerá num dos quilombos. É o Bem-Te-Vi, que procura capacitar crianças e adolescentes para o uso dos meios de comunicação, em oficinas de vídeo, rádio, teatro e jornal.

O Projeto Quilombos Vivos está sendo registrado em vídeo para a realização de documentário que destacará costumes, história, curiosidades, passado e futuro das 21 comunidades. Ao final, será produzido um DVD, de 55 minutos, a ser veiculado na TV Cultura e oferecido a outras redes que demonstrarem interesse.

Da Agência Imprensa Oficial