Cultura: Funap participa do Corredor Literário na Paulista

Educadores vão comandar rodas de leitura no espaço da Fiesp (metrô Trianon-Masp)

qui, 05/10/2006 - 19h35 | Do Portal do Governo

A Funap (Fundação Prof Dr Manoel Pedro Pimentel) também está participando da 2ª edição do “Corredor Literário na Paulista”, que começou no dia 2 e vai até o dia 8 de outubro. Amanhã e sábado educadores da Funap vão comandar rodas de leitura no espaço da Fiesp (metrô Trianon-Masp) seguindo o mesmo modelo de atividades que são realizadas em unidades prisionais de São Paulo pelo projeto Entre na Roda.

Nesta sexta-feira, a partir das 15h, a educadora Cláudia Nascimento apresenta a dramatização do conto “A quase Morte de Zé Malandro”, na Fiesp. O texto, de autoria de Ricardo Azevedo, baseia-se em histórias da tradição oral brasileira. Nos moldes das rodas de leitura, a narradora e outros participantes interagem com o público.

No domingo, a partir das 11h, é a vez do educador André Luiz Rastini apresentar o monólogo “Um Dedin de Prosa”, de sua própria autoria. “É uma peça que trabalha com lendas, como o saci, boitatá e outras figuras do folclore, com acompanhamento de música”, conta. Durante a apresentação também serão confeccionados brinquedos. A peça é aberta para todas as idades e será encenada na Fiesp.

O projeto “Entre na Roda” é aplicado em diversas unidades prisionais do Estado para incentivar os hábitos de leitura e a formação de leitores, numa parceria entre a Funap, Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e Secretaria de Estado da Cultura.

Da Assessoria de Imprensa da Funap