Cultura: Filarmônica Infanto-Juvenil é a atração dos Concertos Matinais

Ingresso é um quilo de alimento não perecível

sáb, 04/11/2006 - 10h36 | Do Portal do Governo

No primeiro domingo do mês de novembro (05), o programa Concertos Matinais traz a Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo (OFIJ) à Sala São Paulo. Com um quilo de alimento não perecível, a ser doado às entidades sociais, é possível assistir a apresentação, cujo ingresso poderia ultrapassar R$ 50.

Sob regência de Daniel Cornejo, a OFIJ apresentará obras de Bach, Mozart, Beethoven, Brahms, Grieg e Sibelius. Também serão executadas composições que integraram grandes óperas,  como Brindis, da Ópera La Traviata de Giuseppe Verdi e Habanera, da Ópera Carmem de Georges Bizet.

Os Concertos Matinais, desde sua criação (2001), trouxeram à Sala milhares de pessoas. No ano passado, um público de mais de dez mil pessoas visitaram a sala através da iniciativa. Em 2005, os Concertos Matinais atenderam à população da capital, fez parcerias com 78 prefeituras, que trouxeram à Sala São Paulo um total de público de 40 mil pessoas. Esse número expressivo remete à importância da inclusão cultural, pois a sua promoção constante é um dos objetivos da Secretaria de Estado da Cultura.

A orquestra é formada por jovens de 08 a 18 anos, com sólidos conhecimentos em instrumentos de orquestras (cordas, sopros ou percussão). São estudantes de escolas de música e conservatórios conceituados e que, apesar da pouca idade, a apresentam repertórios com obras de grandes mestres da música. A orquestra foi fundada em 1993, pelo maestro Gretchen Miller. A partir de 2003,  a OFIJ passou a ter a regência de Daniel Cornejo. Nestes 13 anos de existência, mais de 500 jovens músicos atuaram na orquestra. Vale ressaltar que muitos destes instrumentistaS saíram para integrar outros grupos, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Banda Sinfônica Jovem, Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Experimental de Repertório,  Orquestra Jovem Municipal, entre outras.

Programa

 “Musette” de Johann Sebastian Bach

“Andante p/ flauta” de Wolfgang Amadeus Mozart

“Marcha Turca” de Ludwing van Beethoven

“Dança Húgara nº 1” de Johannes Brahms

“In the Hall of the Mountain King” de Edward Hagerup Grieg

“Finlândia” de Jean Sibelius

“Habanera” da Ópera Carmem de Georges Bizet

“La Donna Imobile” da Ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi

“Brindisi” da Ópera La Traviata de Giuseppe Verdi

Concertos Matinais

Dia 05/11, às 11h. Ingressos: 1 quilo de alimento não perecível

Sala São Paulo. Praça Júlio Prestes S/N – Luz – São Paulo/SP. (11) 3351 – 8119

Da Secretaria da Cultura

C.A.