Cultura fará diagnóstico de bibliotecas públicas

Um questionário com 11 perguntas foi enviado aos 645 municípios paulistas

qua, 27/02/2008 - 9h56 | Do Portal do Governo

 “Queremos saber quantas bibliotecas existem no Estado e a situação de cada uma delas”, informa Adriana Ferrari, assessora da Secretaria da Cultura. Para fazer um diagnóstico que permita conhecer a realidade desses espaços públicos, um questionário com 11 perguntas foi encaminhado aos 645 municípios paulistas no final do ano passado. Os responsáveis pelas bibliotecas deverão preenchê-lo e encaminhá-lo à secretaria até amanhã.

Com esse procedimento, ajudarão a criar mecanismos para revitalizar o sistema de bibliotecas públicas do Estado de São Paulo, como também contribuirão para que as ações implantadas, até o momento, com essa finalidade sejam avaliadas.

Com as respostas do questionário em mãos, a secretaria terá informações precisas sobre o número de funcionários na equipe de atendimento das bibliotecas; as reais necessidades de capacitação de recursos humanos (cursos e treinamentos); sobre as instalações existentes (número de salas de leitura; auditório, locais para exposições e espaço para cineclube); se possui acesso à Internet; se dispõe de recurso financeiro próprio ou outra forma de captação; as condições do acervo (quantidade de livros, assinaturas de revistas e jornais; DVDs; mapas; partituras e materiais diversos para consulta); o perfil do usuário; os tipos de serviços oferecidos à comunidade (atividades culturais que contemplem os diversos públicos); a freqüência e o número de usuários cadastrados; a comunicação com o público; acessibilidade e automação.

Promoção e incentivo à leitura

“Queremos abrir um canal permanente de comunicação com os responsáveis pelas bibliotecas públicas e promover a troca de experiências entre essas instituições. Além disso, vamos auxiliar na formação dos acervos e dar capacitação na área de tecnologia da informação aos funcionários”, ressalta Adriana.

De acordo com ela, o objetivo é fazer do Estado de São Paulo um modelo na promoção e incentivo à leitura. “Precisamos revitalizar as bibliotecas para torná-las atrativas. Só assim conseguiremos despertar o interesse da comunidade e trazê-la de volta a esses espaços públicos”, afirma.

 

SERVIÇO

O questionário de Diagnóstico para Revitalização do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo está à disposição dos interessados no site www.cultura.sp.gov e deverão ser respondidos até amanhã Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 3351-8233, com Adriana Ferrari ou pelo e-mail biblioteca@divbibliotecas.sp.gov.br.

 

Marilia Mestriner

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)