Cultura: Exposições retratam a cultura afro-brasileira em vários espaços

Dia Nacional da Consciência Negra motivou exposição

sex, 10/11/2006 - 16h39 | Do Portal do Governo

A exposição São Paulo das Negras Raízes – Raízes Negras de São Paulo ocorre simultaneamente em vários espaços culturais na capital e interior, neste mês de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra  – dia 20. Quadros, esculturas, cartuns  e fotos de respeitados artistas brasileiros compõem a mostra, gratuita, que resgata e valoriza a memória da comunidade afro-brasilera.

Até o dia 15, é possível visitar a mostra no hall da Secretaria de Estado da Cultura, à Rua Mauá, 51, Luz, do escultor Mit Brasil. De 14 a 27, serão expostas as obras de Sandro Lumumba e Osmar Koxne. A partir da próxima quarta-feira, dia 15, até o fim do mês, os paulistas têm a oportunidade de conhecer os trabalhos da cartunista  Regina de Oliveira, no Balcão Cultural do Poupatempo Itaquera –  Metrô Itaquera.

Na cidade de Votorantim, na região de Sorocaba, a mostra fica por conta dos trabalhos de Pietro e Marcos de Oliveira, considerados naïfs – pintores que desenvolvem seus trabalhos por vocação – autodidatas.   Os trabalhos ficarão expostos entre os dias 16 e 25, no Auditório Municipal Francis Berenjer, à rua Ver. Milton Vieira Soares, s/n.

De 17 a 20 de novembro, durante a I Feira Negra de Sorocaba, espaço Ciame, à Rua Machado de Assis, 70, estarão expostos os trabalhos da cartunista Regina de Oliveira, do chefe de cozinha afro Alexandre Sales e dos artistas plásticos Sandro Lumumba e Osmar Koxne.

De 20 a 30, obras também de Marcos Oliveira e do fotógrafo Eufrate Almeida podem ser apreciadas na Usina Paulista de Artes, à Rua São Domingos, 237, na capital paulista.

Da Secretaria da Cultura

C.M.