Cultura: Exposições espanholas e brasileiras são atrações da Estação Pinacoteca

Artistas realizaram releituras de quadros da arte cubista, de Picasso, à expressão Pop, de Andy Warhol

sex, 24/02/2006 - 17h22 | Do Portal do Governo

A Estação Pinacoteca, na capital, abriu duas exposições com as mostras Equipe Crônica na Coleção do IVAM, com curadoria de Facundo Tomás, e Brancos, da paulista Célia Euvaldo. Interessados em arte Pop e contemporânea terão até o dia 26 de março para visitar as duas exposiçõe. A primeira é uma co-produção da Pinacoteca do Estado com três entidades espanholas: Sociedade Estatal para a Ação Cultural Exterior da Espanha, Instituto Valenciano de Arte Moderna e a embaixada daquele país no Brasil.

São 60 obras: serigrafias, colagens, linóleos e esculturas, feitos a partir de outros trabalhos da Arte Pop pelos artistas Juan Antonio Toledo, Rafael Solbes e Manolo Valdés, fundadores da Equipe Crônica.Alguns quadros são releituras baseadas em obras famosas do mestre espanhol Pablo Picasso e do artista Pop norte-americano Andy Warhol, por exemplo. Estas “imitações” receberam elementos gráficos contemporâneos, como recursos de histórias em quadrinhos e cinema.

Espírito de equipe

  TrabaEspírito d eIntegrantes do movimento Estampa Popular, que se definia pela inclusão de estéticas do realismo e da crítica social na arte, Toledo, Solbes e Valdés decidiram trabalhar juntos, na década de 60. Em 1965 participaram do Salón de la Jeune Peinture, de Paris, França sob o nome de Equipo Crónica. Apesar de as obras terem sido realizadas individualmente, o espírito de trabalho em equipe, sob os mesmos pressupostos estéticos, estava plenamente consolidado. Juan Toledo abandonou o grupo pouco tempo depois. Quando Solbes morreu, em 1981, Valdés continuou carreira sozinho.

Densa e concisa

  Brancos, de Célia Euvaldo, reúne pinturas a óleo, de grandes dimensões, com linguagem densa e concisa. Em grandes campos de tons de branco, ao lado de outros em que a tela não é recoberta, a artista parece opor as idéias de silêncio e expressão, materializadas com sutileza na técnica de que lança mão. A artista expõe desde meados da década de 80. Obteve seu primeiro prêmio no 11º Salão Nacional de Artes Plásticas, em 1989. Participou, dentre outras, da 5.ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em 2005, da Arte Contemporânea Brasileira, itinerante, na China, e da 7ª Bienal Internacional de Pintura de Cuenca (Equador), ambas em 2001.

SERVIÇO

 – Equipe Crônica na Coleção do Ivam, de Facundo Tomás

 – Brancos, de Célia Euvaldo

Estação Pinacoteca

Largo General Osório, 66 – Bairro da Luz, São Paulo.

De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. Até 26 de março

Ingressos, R$ 4. Aos sábados, grátis

Tels. (11) 3337-0185 / 3313-4396

Acesso a portadores de deficiência

Da Agência Imprensa Oficial