Cultura: Exposição evidencia caráter experimental de Mario Gruber

É a partir desta quinta-feira, no Memorial da América Latina

qui, 11/05/2006 - 18h38 | Do Portal do Governo

A Galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina, apresenta exposição do pintor e gravador Mario Gruber, a partir desta quinta-feira (11). A mostra Mario Gruber e a Metafísica dos Planos apresenta cerca de 70 gravuras do mestre. A curadoria é do artista visual Saulo di Tarso.

A exposição mostra a produção do artista e seu envolvimento com a pesquisa e estruturação de ateliês, que, segundo o físico Mario Schenberg foram alguns dos mais equipados da América Latina.

Gruber foi um dos primeiros artistas no Brasil a produzir papel para impressão de gravuras e a relacionar as linguagens de TV e vídeo com essa produção. A mostra conta com a participação de artistas convidados: Ernesto Bonato, Fabrício Lopes, Ulysses Bôscolo e Gavin Adams.

Na galeria serão montados espaços que reproduzem o ateliê de Mario Gruber, onde acontecerá um bate-papo com o artista no dia 23 (terça-feira), às 18h30, além de oficinas de papel, com Eliana Anghinah, e de monotipia, com Ângela Barbour -, e um espaço para o projeto Lambe-lambe, gravadores que fazem cartazes de rua, evidenciando o diálogo que a obra de Gruber tem com as novas gerações.

Um destaque da exposição, segundo Saulo di Tarso, é uma experimentação feita com um pião sobre uma estrutura de aço. O acaso determina os giros e formam uma das obras mais expressivas do artista. O experimento foi feito na década de 60 e influenciou artistas de várias áreas.Exposição Mario Gruber

Dia 11/05, quinta-feira, das 9h às 16h

Entrada FrancaMemorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Metrô Barra Funda

Tel.: (11) 3823-4600. Acesso a portadores de deficiência física

www.memorial.sp.gov.br