Cultura: Exposição comemora 90 anos do Theatro São Pedro

Abertura será no próximo dia 25

sáb, 20/01/2007 - 13h50 | Do Portal do Governo

O Theatro São Pedro, mais conhecido como Casa da Ópera, inaugura no próximo dia 25 (quinta-feira) a exposição Retrospectiva 90 anos. A mostra faz parte das comemorações do aniversário de 90 anos do espaço. Com entrada franca, os interessados podem conhecer os trabalhos expostos, que incluem fotos, textos, cartazes e figurinos, de quarta a domingo, das 15h às 19h.

O São Pedro é um dos centenários prédios que permanecem preservados no antigo sítio Barra Funda. Inaugurado em 1917 e hoje tombado pelo Condephaat. Todos os 69 teatros e casas de espetáculos construídos na cidade de 1860 foram desativados ou demolidos, com exceção do Teatro Municipal, edificado em 1911. Com isso, desapareceram os espaços de diversão privada, o testemunho e a memória material desses mundos.

O Theatro São Pedro, do início do século XX aos dias de hoje, passou de requintado cine-teatro de bairro a centro de experimentação e resistência artística. De elo menor da cadeia de exibição cinematográfica a refinado e equipado templo da música. No palco que combinava operetas e dramas com concertos e crianças prodígios, pisaram figuras célebres como Leopoldo Fróes, Dulcina de Morais e Procópio Ferreirra e nasceram montagens históricas do teatro brasileiro como “Os Fuzis da Senhora Carrar” (B.Brecht) dirigida por Flávio Império; “Morte e Vida Severina” (J.Cabral de Mello Neto) encenada pela Cia Paulo Autran sob direção de Silnei Siqueira; “Hair” (J. Rado/J. Ragni/G. Mac Demort) dirigida por Ademar Guerra; e “Frei Caneca” (Carlos Queiroz Telles) e Frank V (F. Dürrenmat), encenadas por Fernando Peixoto.

 Exposição Retrospectiva 90 anos

Inauguração:  25/01/07, quinta-feira

De quarta a domingo, das 15h às 19h

Saguão do Theatro São Pedro

Theatro São Pedro

Rua  Barra Funda, 171 – Barra Funda – São Paulo/SP

(11) 3667-0499

www.teatrosaopedro.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura