Cultura: Exposição com fotos e objetos pessoais de Orlando Villas Boas está em cartaz no Memorial

Mostra é homenagem ao último grande indianista brasileiro

qua, 01/11/2006 - 12h14 | Do Portal do Governo

O lançamento do livro “Orlando Villas Boas – Expedições, Reflexões e Registros”, no pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro do Memorial da América Latina, no último dia 26, marcou a abertura da exposição Orlando Villas Boas com imagens e objetos dos irmãos Cláudio e Orlando Villas Boas. A organização é da fotógrafa e documentarista Maureen Bisilliat, velha amiga do indianista, com quem trabalhou no Xingu. 

O livro começa com um resumo inédito de suas expedições ao Xingu entre os anos de 1943 e 1970 e, além de textos dos próprios irmãos Villas Boas, conta também com textos de Adrian Cowell, John Hemming, Carmem Junqueira e Mércio Pereira Gomes. Já a mostra não é constituída apenas de fotos dos Villas Boas, como também de objetos cedidos pela viúva de Orlando, Maria Villas Boas. 

Os irmãos Villas Boas desenvolveram um programa de proteção aos índios, em que buscavam assegurar-lhes uma base territorial em que pudessem manter seus modos de vida tradicionais. Durante muitos anos, estiveram à frente do Parque Nacional Indígena do Xingu. Foram, inclusive, indicados ao Prêmio Nobel da Paz, em 1976.

Exposição “Orlando Villas Boas”

Em cartaz até 12 de dezembro de 2006

Terça à Domingo, das 9h às 18h

Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – portão 15

Barra Funda (ao lado do metrô)

(11) 3823-4600