Cultura: Expoente da nova geração cubana se apresenta no Memorial

William Vivanco canta amanhã, dia 20, às 21 horas

seg, 19/06/2006 - 8h22 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina recebe o cantor e compositor cubano William Vivanco, cujo estilo lembra o do cantor brasileiro Lenine. Pela primeira vez em São Paulo, essa apresentação única fará com que os amantes brasileiros da música latina conheçam um dos melhores representantes da geração de jovens músicos cubanos empenhados em criar novas fusões musicais. Antenados, eles têm  como base a tradição da música cubana e a somam a elementos do world music, do hip hop e da chamada música alternativa contemporânea.

À frente de 3 multi-instrumentistas da “Ilha”, Vivanco se apresenta no dia 20 de junho, às 21h, no Auditório Simón Bolívar. Os ingressos custam 20 reais, com meia entrada para estudantes e aposentados. O grupo estréia no Brasil na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Ele veio vinculado à mostra “Arte Cubana”, que estreiou em São Paulo e depois seguiu para a capital carioca. Aliás, desde fevereiro deste ano, na esteira da exposição cubana, o CCBB trouxe novos valores musicais cubanos como Guillermo Rubalcaba, o grupo Cubajazz e Los Jovenes Clasicos. Em 23 e 24 de junho o instrumental Trio Trovarroco se apresenta no CCBB-RJ; em 7 e 8 de julho, será a vez do Cubajazz, que volta depois do imenso sucesso.

Vivanco nasceu em Santiago de Cuba e começou a cantar profissionalmente em 1993. A partir daí participou de diversos festivais internacionais de coro e música clássica como voz líder.  O cantor desenvolveu diversas parcerias com importantes nomes da música latina como Lenine, Ojos de Brujo, Eliades Ochoa, Descemer Bueno, Yusa, Raúl Paz, entre outros.

Aos violões de aço, característico do folk, William Vivanco junta o cajón flamenco que substitui a percussão típica cubana e cria uma sonoridade mais arrojada. Suas composições fazem referências temáticas universais. Como quarteto, o grupo realizou turnês pela Europa e gravou dois Cds, além de participar de várias outras gravações. Vivanco se apresenta com os músicos Edgar Martinez (Percussão), Roberto Perellada (Clarinete e Saxofone tenor e alto) e Néstor del Prado (Baixo e guitarra).

Serviço

Show de Willian Vivanco

Terça-feira, dia 20 de junho

Horário: 21h

Auditório Simón Bolívar – Memorial da América Latina

Entrada pelos portões 12 a 16 Ingressos: R$ 20, 00, com venda no local, no site www.bilheteria.com ou pelo telefone 3038-6698.

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)

Do Memorial da América Latina