Cultura: Estado e entidade sem fins lucrativos preservam patrimônio visual brasileiro

Parceria prevê a preservação, guarda e divulgação do acervo de mais de 60 mil negativos do fotógrafo Francisco Albuquerque

qua, 26/07/2006 - 15h32 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de preservar o patrimônio visual brasileiro, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Instituto Moreira Salles (IMS) assinaram convênio de cooperação. A parceria prevê a preservação, guarda e divulgação do acervo de mais de 60 mil negativos do fotógrafo cearense Francisco Albuquerque (1917-2000), atualmente propriedade do MIS. Outro resultado do trabalho conjunto será a produção de uma grande exposição retrospectiva de Chico Albuquerque. A mostra será realizada no MIS em 2008 e, posteriormente, seguirá para centros culturais e galerias de arte do IMS em diversas cidades do Brasil.

Entidade civil sem fins lucrativos, o IMS foi criado em 1990, com a finalidade de promover o desenvolvimento de programas culturais. Suas cinco principais áreas de atuação são fotografia, literatura, cinema, artes plásticas e música brasileira. Dispõe de instalações técnicas destinadas à guarda, conservação, pesquisa e divulgação de originais fotográficos.

O pioneiro da fotografia publicitária

Natural de Fortaleza (CE), Francisco Afonso de Albuquerque iniciou a carreira de fotógrafo aos 15 anos, na Aba-Film, empresa fundada por seu pai. Em 1934, profissionalizou-se como retratista. Transferiu-se para São Paulo em 1945 e abriu um estúdio próprio no ano seguinte. Tornou-se membro do Foto Cine Clube Bandeirante, participando ativamente do movimento fotoclubista. Permaneceu na cidade até 1975, quando estabeleceu novamente seu estúdio em Fortaleza.

Chico Albuquerque foi pioneiro da fotografia publicitária no Brasil. Produziu em 1949 a primeira campanha nacional ilustrada com fotos, para a Johnson & Johnson, em São Paulo. Destacou-se também como autor de singulares naturezas-mortas com frutas tropicais brasileiras e de retratos de personalidades paulistanas, além de ter publicado o livro Mucuripe, com fotografias da praia cearense. Realizou exposições individuais em instituições como o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e uma retrospectiva de seus 65 anos de carreira no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza, em 1999.

Participou de coletivas internacionais, colecionando grande número de premiações, entre as quais a medalha de ouro no Salão Internacional de Frankfurt (Alemanha), em 1953, e o Prêmio Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte) na categoria “contribuição à fotografia brasileira”, em 1998.

Da Agência Imprensa Oficial