Cultura: Estação Pinacoteca inaugura hoje duas exposições

'Equipe Crônica na Coleção do IVAM' e 'Brancos' ficam em cartaz até 26 de março

qui, 16/02/2006 - 18h53 | Do Portal do Governo

CURADORIAS SÃO DE FACUNDO TOMÁS & CÉLIA EUVALDO

Equipe Crônica na Coleção do IVAM

A Estação Pinacoteca abre para o público mais duas exposições nesta quinta-feira, dia 16: a  mostra Equipe Crônica na Coleção do IVAM, com curadoria de Facundo Tomás e Brancos, da paulista Célia Euvaldo. Elas ficam em cartaz até 26 de março.

A primeira, é uma co-produção da Sociedade Estatal para a Ação Cultural Exterior da Espanha e do Instituto Valenciano de Arte Moderna (Espanha), em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil e a própria Pinacoteca do Estado. São cerca de 60 obras, entre pinturas, serigrafias, colagens, linóleos e esculturas, feitas a partir de pressupostos formais tomados da Arte Pop, pelos artistas Juan Antonio Toledo, Rafael Solbes e Manolo Valdés, fundadores da Equipe Crônica, na década de 60.

Nos trabalhos, o público observa a familiaridade com a matriz pop e a consolidação original do grupo, que articulou elementos da história, dos meios de comunicação de massa e da história da arte com um viés profundamente crítico, de tom social e político.

Brancos apresenta trabalhos de Célia Euvaldo. São pinturas a óleo, de grandes dimensões, com linguagem pictórica densa e concisa. Em grandes campos de tons de branco ao lado de outros em que a tela não é recoberta, Célia parece opor as idéias de silêncio e expressão, materializadas com sutileza na técnica de que lança mão.

A artista expõe desde meados da década de 80, tendo obtido seu primeiro prêmio no 11º Salão Nacional de Artes Plásticas em 1989. Já participou, dentre outros, da 5.ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em 2005, da Arte contemporânea brasileira, itinerante, na China e da 7ª Bienal Internacional de Pintura de Cuenca (Equador), ambas em 2001.

Exposição

Equipe Crônica na Coleção do IVAM, de Facundo Tomás

Brancos, de Célia Euvaldo

Abertura dia 16, quinta-feira, até 26/03

Estação Pinacoteca

De terça a domingo, das 10h às 18h. Ingresso:R$ 4 e ½ entrada. Grátis aos sábados

Largo General Osório, 66 – Luz. Tel.: (11) 3337-0185 e  3313-4396

Acesso a portadores de deficiência

Secretaria da Cultura