Cultura: Estação Ciência apresenta espetáculo que revive sonho de Santos Dumont

Larguem tudo, vamos voar! é produção inédita da Cia. Fábula da Fíbula, cem anos depois da proeza do 14 Bis

seg, 14/08/2006 - 12h37 | Do Portal do Governo

A partir das comemorações do centenário de vôo do 14 Bis, de Santos Dumont, mas buscando destaque diferenciado, o Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência e a Cia. Fábula da Fíbula da Cooperativa Paulista de Teatro apresentam o espetáculo Larguem tudo, vamos voar!, escrito por Darci Figueiredo, que é também o responsável pela direção.

No elenco, estão Cauê Matos e Fabíola Iszlay. Diferentemente das outras produções do grupo, esta não é dirigida ao público infantil, já que a temática e a linguagem adotadas são também atraentes para jovens e adultos.

A concepção do espetáculo começou em 2005, quando a Estação Ciência iniciava os preparativos para comemorar os cem anos do feito histórico de Santos Dumont, em Paris. O Núcleo de Artes Cênicas planejou a montagem de uma peça que contasse a vida do inventor. “A idéia que se tem de Santos Dumont é de um homem sério, de bigode e chapéu Panamá na cabeça.

Mas se desconhece o criador solitário, o homem que revolucionou o modo de vida francesa no final do século 19 e início do século 20. Ele criou a máquina voadora, navegou no ar, mas também nos indicou que o limite da realização de nossos sonhos somos nós mesmo que determinamos”, diz Cauê Matos, que também coordena o Núcleo.

A partir dessa visão, o texto volta-se para as questões da criatividade, da inovação, da ousadia. Para o diretor do espetáculo, “se Santos Dumont tivesse ficado no Brasil, talvez tivesse sido internado num manicômio. Mas ele soltou as amarras e foi para Paris”. Assim, outras questões abordadas são a cultura brasileira e, especialmente, como ela está inserida no mundo e como é vista pelos outros povos.

Sete anos atuando

O título tem sua origem no grito de guerra dos balonistas, no momento em que se preparam para soltar o balão das suas amarras. A simbologia, no entanto, vai além e aponta para a necessidade de se tomar iniciativas na vida. A preparação da equipe incluiu quatro meses de adaptações no texto e ensaios, até mesmo em lugares nada convencionais, como telhados, árvores e praças públicas.

O Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência foi criado em 1999 por artistas da Cooperativa Paulista de Teatro, técnicos e pesquisadores da Universidade de São Paulo. O objetivo era divulgar a ciência por meio de palestras, cursos, apresentações de dança, teatro, circo e música. A montagem de espetáculos teatrais é realizada pela Cia. Fábula da Fíbula (ex-Grupo de Teatro Estação Ciência) da cooperativa.

SERVIÇO

Larguem tudo, vamos voar!

Sextas e sábados, às 21 horas

Até o dia 30 de setembro

Teatro Estação Ciência – Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – capital

Telefone (11) 3673-7022

Estacionamento gratuito (vagas limitadas)

Ingressos custam R$ 20 e são vendidos uma hora antes do espetáculo

Estudantes e professores pagam meia-entrada

Recomendação etária: a partir de 11 anos

Grupos e escolas podem agendar pelo e-mail teatrec@eciencia.usp.br

Da Assessoria de Imprensa da Estação Ciência

 

 

(AM)