Cultura: Éolo Maia é tema de mostra no Museu da Casa Brasileira

Maia é um dos precursores da arquitetura pós-moderna no país

qua, 14/06/2006 - 16h08 | Do Portal do Governo

Um dos precursores da arquitetura pós-moderna no país, o mineiro Éolo Maia será tema da mostra a ser inaugurada no próximo dia 21, quarta-feira, às 19h, no Museu da Casa Brasileira. Seus projetos, desenvolvidos ao longo de quatro décadas, de 1960 a 2000, e 17 maquetes históricas de dimensões e tamanhos variados, estarão dispostos em ordem cronológica.

A exposição Éolo Maia: O vento sobre a cidade traz muito dos sonhos do arquiteto mineiro, obras que remetem a histórias em quadrinhos e seu gosto pelas cores vibrantes. Na noite de abertura, também será lançada a publicação “Éolo Maia – Complexidade e contradição na arquitetura brasileira”, de autoria de Bruno Santa Cecília.

Nascido em Ouro Preto, Éolo Maia (1942-2002) é um dos expoentes da arquitetura mineira. Conquistou reconhecimento internacional pelo engajamento com as idéias da vanguarda e pela constante coragem de experimentar novas linguagens. O primeiro prêmio que recebeu veio do Instituto dos Arquitetos do Brasil/MG, mas não pôde recebê-lo, porque era estudante e o concurso destinava-se a profissionais. Conviveu com artistas e intelectuais, e estudou desenho com Alberto da Veiga Guignard, antes de ir para a capital, em 1963, fazer o curso de arquitetura.

Sua obra fez com que o pós-moderno na arquitetura brasileira começasse em Minas Gerais, para depois se espalhar pelo país. Em Belo Horizonte, há projetos emblemáticos de sua autoria e equipe, como a Rainha da Sucata, nome popular dado ao antigo Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves (1984-92), atual Museu de Mineralogia, na Praça da Liberdade, e do Marmitão ou Edifício Offcenter, um prédio circular no bairro Floresta, construções que evocam histórias em quadrinhos e mostram o gosto de Éolo Maia pelas cores.

Serviço

Exposição: “Éolo Maia: O vento sobre a cidade”

Dia 21 de junho, quarta-feira, às 19h, com lançamento do livro “Éolo Maia – Complexidade e contradição na arquitetura brasileira”, de Bruno Santa Cecília

Visitação: de 22 de junho a 30 de julho

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705

Jardim Paulistano

Tel. 3032-3727

R$ 4,00 – Estudantes: R$ 2,00 – Domingo: gratuito

  Da Secretaria da Cultura