Cultura: Encontro de instrumentistas em Tatuí homenageia o Violão

Encontro Internacional de Violonistas será realizado de 20 e 23 de abril, no Conservatório Musical de Tatuí

qua, 22/03/2006 - 19h18 | Do Portal do Governo

O instrumento mais tocado no Brasil e no mundo será celebrado no Encontro Internacional de Violonistas entre os dias 20 e 23 de abril, no Conservatório Musical de Tatuí, no interior do Estado. Nesta primeira edição do evento, foram convidados os mestres do violão Eduardo Isaac, Paulo Porto Alegre, Ângela Muner, Eduardo Meirinhos, Paul Galbraith e Henrique Pinto, para realizar palestras, masterclasses e recitais. Outra atração, que fará o concerto de encerramento, é o Quarteto Brasileiro de Violões, grupo que impressionou americanos, mexicanos e chineses no ano passado.

Todas as palestras e masterclasses serão gratuitas. A intenção é reunir os amantes das cordas para integração entre eles e troca de materiais. “Este é o primeiro de muitos encontros. Pretendemos, quem sabe, trazer John Williams na próxima edição”, comentou Adriano Paes, coordenador da área de violão do conservatório e organizador do evento. Ele espera que pela popularidade do instrumento o encontro tenha repercussão. Somente no Conservatório de Tatuí, são 300 alunos que se dedicam ao violão.

O curso de violão integra a grade curricular da escola desde sua fundação, há 52 anos. São 14 professores que dão aulas e coordenam grupos. Há trabalhos específicos com crianças a partir dos sete anos de idade e, ainda, orquestras infantis e infanto-juvenis. Há oito orquestras: Camerata Octopus, Corda Toda, Violões & Cia., Fazendo Fita, Violões do Barulho, Caras de Pau, Pintando o Sete e Som na Caixa.

PROGRAMAÇÃO (mês de abril)

Dia 20 Abertura, com concerto de Eduardo Isaac, que participará de masterclasses no dia seguinte, às 9 horas e 10h30. Ainda no dia 21, haverá palestra com Paulo Porto Alegre às 14 horas, que também coordena masterclass às 15h30. A sexta-feira termina com recital de Ângela Muner, às 18horas, e concerto de Marco Pereira, às 20h30

  Dia 22 Eduardo Meirinhos faz palestra e masterclass às 14 horas e 15h30. No palco, Paulo Porto faz seu recital às 18 horas, cedendo lugar, depois, ao concerto de Paul Galbraith, às 20h30

Dia 23 Galbraith coordena masterclasses às 9 horas e às 10h30. Às 14 horas e 15h30, Henrique Pinto faz palestra e masterclass. O recital do domingo é de Eduardo Meirinhos (às 18 horas). O concerto de encerramento, com o Quarteto Brasileiro de Violões, será às 20h30).

Dedilhando

As interpretações de Eduardo Isaac reúnem balanço entre inspiração e erudição. Paulo Porto Alegre carrega o aprendizado que teve ao ser aluno de Radamés Gnattali, um dos homenageados no encontro. Marco Pereira, outro destaque, é violonista consagrado. Já gravou com Zélia Duncan, Cássia Eller e Gal Costa. O premiado Eduardo Meirinhos formou-se na Alemanha. O escocês Paul Galbraith, desenvolveu estilo próprio, com seu violão de duas cordas extras, construído especialmente para ele pelo luthier (artesão de instrumentos de corda) britânico David Rubio. Ângela Muner e Edson Lopes são professores do Conservatório de Tatuí. Lopes integra o Quarteto Brasileiro de Violões, um dos mais esperados do evento. São conhecidos como Dream Team dos violões.

SERVIÇO

Todas as atividades serão realizadas no Conservatório de Tatuí, Rua São Bento, 415. Ingressos para recitais e concertos devem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro Procópio Ferreira

Outras informações pelo telefone (15) 3251-4311

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí