Cultura e Fundação Volks lançam campanha para arrecadar livros

Obras destinam-se a novas salas de leitura e bibliotecas municipais e a renovação de acervos já existentes

qui, 27/09/2007 - 10h05 | Do Portal do Governo

Para enriquecer em termos numéricos e qualitativos o acervo das bibliotecas comunitárias e de escolas públicas do Estado de São Paulo, a Fundação Volkswagen, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura, acaba de lançar a Campanha Volkswagen. São Paulo, um Estado de Leitores. Doe Livros. Até o dia 19 de outubro, a população paulista pode colaborar com a iniciativa, deixando suas doações nas 190 concessionárias da marca no Estado. A proposta da entidade é dobrar o número de livros arrecadados e entregá-los à Secretaria da Cultura.

A iniciativa da Fundação Volkswagen ocorreu depois que a Secretaria da Cultura inaugurou nova sede dedicada à recepção e triagem de livros no bairro da Luz, na capital, revela José Luiz Goldfarb, coordenador da campanha no âmbito da secretaria. A intenção é aprimorar a arrecadação de livros, ou seja: formar estoque permanente para atender aos pedidos decorrentes da abertura de salas de leitura e bibliotecas municipais ou da ampliação e renovação dos acervos existentes em algumas unidades.

Normalmente, a Secretaria da Cultura disponibiliza caixas para coleta de livros em vários de seus órgãos. Conta também com a doação de editoras e empresas, resultado de campanhas internas ou externas que desenvolvem. Além disso, está continuamente buscando novas instituições colaboradoras. Mas é a primeira vez que o órgão estadual realiza parceria com uma instituição cuja rede de lojas se espalha além da Grande São Paulo.

Hábito da leitura – Goldfarb observa que a Secretaria da Cultura não tem restrição ao tipo de obra doada. “Recebemos, por exemplo, muitos livros de literatura, didáticos e enciclopédias”, revela. A doação é muitas vezes, segundo ele, uma forma de as pessoas se desfazerem dos títulos que têm em casa, inclusive revistas e gibis. “Temos equipe treinada para selecionar o material recebido, preparando kits que serão enviados a bibliotecas públicas e salas de leitura. O material que julgamos sem utilidade é doado para reciclagem de papel”.

A expectativa, com esta campanha e outras doações, é arrecadar cerca de 250 mil livros em 2007, para serem encaminhados às bibliotecas públicas e salas de leitura apoiadas pela Secretaria da Cultura. Desse total, aproximadamente 20 mil referem-se, especificamente, ao que se espera arrecadar com a atual campanha – número que será dobrado, conforme mencionado.

A campanha é promovida pela Volkswagen, Fundação Volkswagen, Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrav) e Secretaria da Cultura. No início deste ano, iniciativa similar foi desenvolvida pelo grupo Extra – Pão de Açúcar, na qual foram arrecadados 60 mil livros. Desse montante, entre 35 e 40 mil foram aproveitados e já entregues para a utilização da população do Estado.

Dados do Ministério da Educação indicam que o brasileiro lê em média 1,8 livro por ano. No Estado de São Paulo, acredita-se que a média não seja muito superior. Desenvolver o hábito da leitura em nosso Estado, segundo Goldfarb, é a meta do programa São Paulo: Um Estado de Leitores.

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial