Cultura é Currículo leva crianças para Parque Ecológico do Tietê

Objetivo é melhorar a qualidade de ensino das escolas públicas estaduais

dom, 30/08/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Trinta e quatro crianças da primeira série do primeiro grau da Escola Estadual Conjunto Toyama, de Mogi das Cruzes, acompanhadas das professoras Bianca Andreane e Maria Firmina, visitaram na semana passada, 25, o Parque Ecológico do Tietê.

Essa foi a primeira turma de estudantes a participar neste semestre do programa Cultura é Curriculo, da Secretaria da Educação. Os alunos conheceram o viveiro de mudas do Parque Ecológico, o Museu do Tietê e observaram animais silvestres que vivem soltos no parquee receberam informações sobre diversos assuntos como educação ambiental, reprodução de espécies e reflorestamento.

Desde abril, o Parque Ecológico do Tietê integra o programa Cultura é Curriculo. Até agora, mais de 1.100 alunos, de 38 escolas diferentes, visitaram o parque. Até o final deste ano, o parque deverá receber outras 62 turmas. 

O programa  

Dividido em três módulos diferentes: “Lugares de Aprender”, “O Cinema vai à Escola” e “Escola em Cena”, o programa tem por objetivo melhorar a qualidade de ensino da escola pública estadual no Ensino Fundamental (oito séries) e nas duas primeiras séries do Ensino Médio. 

O Parque Ecológico do Tietê integra o módulo “Lugares de Aprender”, que promove o acesso de professores e alunos a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo. Além do Parque Ecológico, o módulo inclui as seguintes instituições: Museu da Casa Brasileira, Museu Lasar Segall, Instituto Butantan, Memorial da América Latina, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Viveiro Manequinho Lopes, Paço das Artes, Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla, Memorial do Imigrante, Museu Paulista, Museu da Língua Portuguesa, Centro Cultural Banco do Brasil, MuBE – Museu Brasileiro de Escultura, MAM – Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, Pinacoteca do Estado, Zoológico de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Estação Pinacoteca, CeUMA – Centro Universitário Maria Antônia, Palácio dos Bandeirantes, IMS – Instituto Moreira Salles, Planetário do Parque do Ibirapuera e Museu da Cidade de São Paulo.

Da Secretaria da Cultura