Cultura: Dores e emoções das mulheres iraquianas em peça de Clarisse Abujamra

A peça é um relato comovente sobre as mulheres que nasceram ou viveram dentro da cultura e das leis do islamismo

sáb, 28/10/2006 - 15h32 | Do Portal do Governo

Clarisse Abujamra entra em cartaz com a peça As Nove Partes do Desejo nesta sexta, na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso. A própria Clarisse traduziu e adaptou o premiado texto da também atriz e escritora norte-americana Heather Raffo.

A peça é um relato comovente e contundente sobre as mulheres que nasceram ou viveram dentro da cultura e das leis do islamismo. A atriz interpreta nove personagens iraquianas cujas trágicas histórias são baseadas em fatos reais.

De forma delicada e poética, o texto fala de paixões, religião, preconceitos e a percepção destas mulheres árabes frente à guerra e suas conseqüências. O título faz referência ao ditado islâmico que diz: “Deus criou o desejo sexual em dez partes; então, ele deu nove partes para a mulher e uma para o homem”.

A peça foi interpretada por Heather Raffo pela primeira vez em 2003, em Edimburgo, de onde seguiu para Londres e Nova Iorque, onde Clarisse conheceu o espetáculo. Assumiu com Raffo o compromisso de encená-lo no Brasil. “Com este texto consegui colocar em cena o mais comovente grito contra qualquer tipo de guerra e preconceito”, diz a atriz.   

Ela participou de montagens que fizeram parte da história do teatro brasileiro, como Morte Acidental de um Anarquista, Agnes de Deus e Algo em Comum. A encenação é de Márcio Aurélio, um dos mais consagrados diretores nacionais, e trilha musical de André Abujamra.

Serviço:

Dias 03 e 04/11, às 21h e 05/11, às 19h. Ingressos: R$ 30 e ½ entrada

Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. (11) 3288-0136

Da Secretaria da Cultura