Cultura: Diversidade de espetáculos marcam o 2º final de semana do Festival de Campos do Jordão

Música erudita, bossa nova, chorinho e MPB serão contempladas em apresentações no Auditório Cláudio Santoro, na Praça do Capivari e na Igreja São Be

qua, 11/07/2001 - 16h42 | Do Portal do Governo

A programação do segundo fim de semana do 32º Festival de Inverno de Campos do Jordão deve agradar a todos os gostos. Na próxima sexta-feira (13), às 21h, subirá ao palco do Auditório Cláudio Santoro a Orquestra Sinfônica Paulista, regida por Antônio Carlos Neves Campos, acompanhada do trompetista e pianista norte-americanos Marvin Stamm e Bill Mays.

O repertório está sendo criado especialmente para esta apresentação. Os músicos vem definindo os arranjos desde o início desta semana. Serão comtempladas obras dos compositores George Gershwin (1898-1937), Victor Young (1900-1956), Tom Jobim (1927-1994) e Dolores Duran (1930-1959).

Marvin Stamm, que esteve em maio do ano passado em Campos do Jordão para participar do projeto Campos das Artes,  já tocou ao lado de nomes como Frank Sinatra, com quem excursionou durante anos, Paul McCartney, Rolling Stones, Paul Simon, Aretha Franklin, James Brown e Barbra Streisand, entre outros, além de ter integrado as orquestras de Stan Kenton e Woody Herman.

É também extenso o currículo de Bill Mays. Com mais de 100 álbuns gravados, já trabalhou com artistas renomados como Ron Carter, Freddie Hubbard, All Jarreau, Barry Manilow, Shelly Manne, Gerry Mulligan, Frank Sinatra, Toots Thielemans, Sarah Vaughan, Paul Winter, Phil Woods e Frank Zappa.  Também participou de inúmeras gravações de trilhas para a televisão e o cinema.

No sábado (14), a programação começa logo pela manhã, às 11h, com a abertura das apresentações na Igreja São Benedito. A Orquestra de Câmara Tatuí, com a regência de Adriano Machado, apresenta o Prelúdio, da Suíte
Aus Holberg´s, Op. 40, de Edvard Grieg (1843-1907), e Las Cuatro Estaciones Porteñas, de Astor Piazzolla (1921-1992).

Na Praça do Capivari, a série de shows se inicia com Os Cariocas, às 13h, que apresenta o show Rio Gosto de Você, uma homenagem à Cidade Maravilhosa. Música de qualidade prossegue com a apresentação do Época de Ouro, às 15h, grupo de chorinho formado em 1964 por Jacob do Bandolim. Clássicos de Pixinguinha e Zequinha de Abreu serão mostrados pela formação. Figuras importantes da bossa nova, Wanda Sá e Luiz Carlos Vinhas encerram a programação do dia na Praça, às 17h, com um repertório totalmente voltado ao gênero que os consagrou.

No Auditório, os maestros Cyro Pereira e João Maurício Galindo regerão, às 21h, a Orquestra Jazz Sinfônica, tendo como solista convidado o pianista búlgaro Milcho Leviev, considerado um dos mais versáteis da atualidade. A Jazz Sinfônica foi criada há 11 anos e  ganhou enorme popularidade pela criatividade de seus arranjos exclusivos que garantem um tratamento sinfônico a músicas populares. Na apresentação, serão apresentados sambas e obras do próprio Cyro Pereira, Jerome Kern e George Gershwin.

No domingo (15), às 11h, o Auditório Cláudio Santoro recebe a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, o conjunto vocal Tom da Terra e o Grupo Círcolo Palermo para mais uma apresentação voltada ao público infantil. Será mostrado o espetáculo O Grande Circo Místico, que conta com canções de Chico Buarque e Edu Lobo. A trilha-sonora foi criada em 1983 para coreografia do Ballet Guaíra, mas muitas das músicas que a integram são hoje consideradas clássicos, caso de Beatriz e Sobre Todas as Coisas.

Na Praça, Toquinho é novamente o convidado da Orquestra e Coral do Projeto Guri, às 13h. Ganhador do Prêmio Multicultural Estadão 2000 na categoria fomentadores, o Projeto Guri tem se firmado como uma das mais importantes
iniciativas sociais do país, atendendo 7500 crianças e jovens em todo o Estado. No repertório desta apresentação, obras de Luiz Gonzaga, Tom Jobim, além das conhecidas canções para crianças de Toquinho, serão executadas. Danilo Caymmi encerra a programação do dia, às 15h, mostrando um repertório eclético, que vai desde obras de Dorival Caymmi e Tom Jobim até criações de novos nomes da música brasileira, como Lenine.

 

  • Confira a programação completa do festival