Cultura: Dia da Criança será também da Leitura

Secretaria anuncia a criação do Dia Estadual da Leitura, que será comemorado sempre em 12 de outubro

qui, 12/10/2006 - 13h50 | Do Portal do Governo

Este ano, o Dia da Criança será mais que especial. A Secretaria de Estado da Cultura anuncia durante evento no Ibirapuera nesta quinta-feira a criação do Dia Estadual da Leitura, que será comemorado sempre em 12 de outubro. A proposta, explica o secretário João Batista de Andrade, é aproximar a garotada do gosto pelos livros. Desse modo, aposta ele, os pais se sentirão mais motivados a presentear seus filhos com obras literárias. A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelo governador Cláudio Lembo, que pretende oficializar a iniciativa o mais rápido possível.

O lançamento da data comemorativa será durante as atividades promovidas pelo Instituto Ecofuturo, uma ONG voltada para o desenvolvimento de leitura e para a educação ambiental, criada pelo Grupo Suzano, com o objetivo de divulgar o hábito da leitura. Por meio de campanhas na mídia e junto a Secretaria Estadual de Educação, o projeto quer fazer do Livro o presente ideal para o dia da Criança e disseminar eventos promotores da leitura por todo o Estado nesta data. “Assim avançaremos em uma de nossas metas fundamentais: fazer da leitura um hábito prazeroso”, observa Andrade.

Desde 2003, a secretaria promove ações voltadas à promoção do livro, da leitura e da literatura, com a inauguração de Bibliotecas Públicas, Salas de Leitura, campanhas de doações de livros, encontro com Escritores e Corredor Literário na Paulista, entre outras atividades. O Programa de Ação Cultural (PAC) também criou uma série de editais para promover a publicação de livros e de novos autores.

Evento do dia 12 de outubro de 2006 pelo Ecofuturo:

– Leituras públicas de livros infantis ao longo do dia no Parque pela Voie des Livres (estas leituras ocorreram com sucesso na Casa das Rosas durante o corredor);

– Doação de Passaportes para a Leitura (com dicas para os pais incentivarem a leitura para os filhos)

– Doação de clássicos da literatura e de livros infantis

O Ecofuturo também fará a doação de uma “bibliocicleta” – bicicleta com um baú acoplado, onde vão os livros que serão lidos ao público – à Secretaria de Estado da Cultura, para beneficiar as ações de leitura nas periferias, coordenadas pelo programa: São Paulo Um Estado de Leitores/Escritores e seus Leitores.