Cultura: Delegados lançam livro sobre a carreira policial nesta terça-feira

Obra foi escrita principalmente para os candidatos ao concurso da Polícia Civil e também para os policiais civis

ter, 06/06/2006 - 9h55 | Do Portal do Governo

Os delegados Mário Leite de Barros Filho e Ciro de Araújo Martins Bonilha lançam, às 18 horas desta terça-feira, na Capital, o livro “Concurso Delegado de Polícia de São Paulo”. A obra de 316 páginas e custo de R$ 45, tem como editora a Edipro, de Bauru, e estará disponível em todas as livrarias do Estado de São Paulo, a partir de amanhã.

“É um livro escrito para os candidatos ao concurso da Polícia Civil e também para os policiais civis. Explica como é a vida do policial civil dentro da instituição desde a sua entrada até a aposentadoria”, explica Barros Filho. A primeira tiragem é de mil exemplares. “A Edipro é uma editora de Bauru, que acreditou na obra e resolveu lançá-la”, orgulha-se o delegado.

De acordo com o delegado, a obra preenche uma lacuna para os candidatos ao concurso. “Eles estão sempre bem preparados nas questões relativas ao Código Penal, por exemplo, mas têm dúvidas no que diz respeito à instituição. Outro aspecto interessante é que esse é um livro escrito por delegados de Polícia, que sabem como é a vida do policial não apenas na teoria, mas na prática”, comenta.

Atribuições da Polícia

A obra aborda a Lei Orgânica da Polícia Civil, explicando inicialmente as atribuições da Polícia. Em seguida, o livro discorre sobre alguns aspectos do cotidiano do policial civil, como o curso de formação técnico-profissional, o exercício de sua função, as transgressões e suas conseqüências e, também, seus direitos profissionais.

Barros Filho é delegado divisionário do Departamento de Polícia Judicária – 4 (Deinter 4 – Bauru). E Bonilha é delegado titular da 4ª Corregedoria Auxiliar de Bauru. “É um livro que visa facilitar a vida do policial civil e do candidato ao concurso da Polícia Civil”, complementa Leite.

Por Marcelo Freire, Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública

C.C.