Cultura: CPTM promove eventos em comemoração ao Mês Internacional do Folclore

nd

seg, 13/08/2001 - 11h34 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, está promovendo em agosto uma série de atividades culturais em comemoração ao Mês Internacional do Folclore. Grupos de música, teatro e dança estarão se apresentando nas Estações Brás, Luz e Barra Funda.

A próxima atração acontecerá neste domingo, dia 19, quando será realizada uma festa ao ar livre. A partir das 10 horas, na rua entre a Estação da Luz e a Pinacoteca do Estado, serão realizados shows com a participação de vários grupos folclóricos, orquestras e artistas do cancioneiro popular. Será um programa especial, que marcará também a comemoração dos 100 anos da Estação.

A programação começará às 10 horas, com uma missa campal celebrada pelo Padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco, da Zona Leste. A celebração será acompanhada pela Orquestra de Violeiros de Mauá.

Às 11h10, a orquestra, regida pelo maestro Joelson de Moura Franco, realizará uma apresentação com peças clássicas e populares. ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira fará parte do repertório.

Ao meio-dia, será a vez da Orquestra Sanfônica de São Paulo. Sob a regência da maestrina Renata Sbrighi, cerca de 25 sanfoneiros, mulheres na maioria, executarão obras-primas do cancioneiro popular, como ‘Saudade de Matão’ e ‘Tico-Tico no Fubá’.

Às 12h40, haverá a apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, da Universidade Livre de Música Tom Jobim e, em seguida, às 13h20, o violeiro Brejão e convidados darão um show de viola caipira. No repertório, toadas e cururus, uma espécie de repentismo ainda muito popular no interior de São Paulo.

Às 14h00, os repentistas nordestinos Andorinha e Sebastião Marinho vão mostrar um pouco dessa centenária arte. Às 14h25, o Coral da CPTM, regido por Rosângela Bérgamo, interpretará várias peças, entre elas ‘São Paulo de Todos Nós’, de Peter Alouche.

Às 15h00 entra no palco o grupo Forró Charanga, composto por universitários apaixonados por Luiz Gonzaga. Vão fechar o espetáculo, às 15h30, os cantores Téo Azevedo, Cezar do Acordeon e Trio. Azevedo é uma lenda viva da música folclórica: é dele, por exemplo, a música ‘Cálix Bento’, já gravada por grandes intérpretes.

Para encerrar a programação cultural do mês de agosto, a atração será a Companhia Folclórica Notas do Coqueiro, que no sábado, dia 25, encenará a peça ‘Santo que alumeia nosso canto’. O grupo, formado por 12 componentes se apresentará às 14h30 na Estação Brás, no saguão de interligação com o Metrô.

A iniciativa tem o apoio das Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e da Cultura.