Cultura: Conservatório de Tatuí terá Encontro Oficial de Violinistas

Evento será realizado de 20 a 23 de abril

qua, 05/04/2006 - 11h46 | Do Portal do Governo

O Conservatório de Tatuí divulgou nesta semana a programação oficial da primeira edição do Encontro Internacional de Violonistas. O evento, que trará instrumentistas reconhecidos internacionalmente ao município localizado a 130km da Capital, será realizado de 20 a 23 de abril, nas dependências da maior escola de música da América Latina.

Ao longo de quatro dias, estão programados concertos, palestras e masterclasses. Com exceção dos concertos, que terão ingressos vendidos a R$ 3, todos os eventos são gratuitos. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 no site www.conservatoriodetatui.sp.gov.br.

Esta é a primeira edição do encontro que irá reunir grandes violonistas da atualidade. Os nomes de Eduardo Isaac, Paulo Porto Alegre, Ângela Muner, Eduardo Meirinhos, Paul Galbraith e Henrique Pinto estão confirmados. Outra grande atração, que fará concerto de encerramento, é o Quarteto Brasileiro de Violões, grupo que impressionou americanos, mexicanos e chineses no ano passado.

Brasileiríssimo, o violão é hoje o instrumento mais tocado no Brasil e no mundo. Somente no Conservatório de Tatuí são cerca de 300 alunos, 14 professores e oito grupos, entre orquestras infantis e infanto-juvenis: “Camerata Octopus”, “Corda Toda”, “Violões & Cia.”, “Fazendo Fita”, “Violões do Barulho”, “Caras de Pau”, “Pintando o Sete” e “Som na Caixa”.

Concertos

O argentino Eduardo Isaac abre a programação do Encontro Internacional às 20h30 de quinta-feira, 20, no teatro “Procópio Ferreira”.

Na sexta-feira, 21, às 18h, haverá recital de Paulo Porto Alegre e, às 20h30, concerto de Ângela Muner.

No sábado, 22, o recital das 18h será com Eduardo Meirinhos, que apresenta-se com o convidado especial Fábio Presgrave ao violoncelo. Às 20h30, o irlandês Paul Galbraith mostra sua irreverência nos palcos do “Procópio Ferreira”.

Alunos participantes do Encontro Internacional poderão apresentar-se às 18h do domingo, 23. Já às 20h30, o Quarteto Brasileiro de Violões encerra o evento com repertório recheado de obras brasileiras.

Palestras e masterclasses

Sexta-feira, dia 21

9 horas – Masterclass Eduardo Isaac

10h30 – Masterclass Eduardo Isaac

14 horas – Palestra Eduardo Meirinhos com o tema “Aspectos Idiomáticos a Obra para Violão de Heitor Villa Lobos:Manuscritos Autógrafos”

15h30 – Masterclass Eduardo Meirinhos

Sábado, dia 22

9 horas – Masterclass Quarteto Brasileiro

10h30 – Masterclass Quarteto Brasileiro

14 horas – Palestra Paulo Porto Alegre com o tema “100 anos de Radamés Gnatalli”

15h30 – Masterclass Paulo Porto Alegre

Domingo, dia 23

9 horas – Masterclass Paul Galbraith

10h30 – Masterclass Paul Galbraith

14 horas – Palestra Henrique Pinto com o tema “Evolução das Escolas Violonísticas”

15h30 – Masterclass Henrique Pinto

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí