Cultura: Conservatório de Tatuí recebe exposição sobre Paulo Freire

Exposição pode ser visitada até o dia 28 de abril, no foyer “Mario Covas”, à entrada do teatro “Procópio Ferreira”

seg, 10/04/2006 - 18h01 | Do Portal do Governo

O Conservatório de Tatuí recebe a partir do dia 17 a exposição “Paulo Freire – Educar para Transformar”. São 18 banners que, com fotos e textos, contam a história do educador.

Os 18 banners têm cerca de 1,20 metro de altura e, por meio deles, o público poderá saber um pouco mais sobre a vida de um dos maiores educadores do país.

A exposição faz parte do projeto “Memória”, da Fundação Banco do Brasil. Esta é a nona edição do projeto que, nos anos anteriores, em parceria com a Oderbecht, homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Pedro Álvares Cabral, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Oswaldo Cruz e Josué de Castro.

Somente com a Exposição “Paulo Freire – Educar para Transformar”, pretende-se alcançar, nos municípios em que circulará, cerca de um milhão e meio de visitantes.

A exposição pode ser  visitada até o dia 28 de abril, no foyer “Mario Covas”, à entrada do teatro “Procópio Ferreira”, no Conservatório de Tatuí. A visitação é gratuita, das 8h às 22h, inclusive finais de semana e feriados.

Quem foi Paulo Freire

Paulo Freire foi um dos maiores educadores e pensadores do século XX, autor de pedagogias transformadoras e de um método inovador de alfabetização de adultos.

         Nascido em 1921, no nordeste brasileiro, região mais pobre deste imenso país, Paulo Freire alcançou o reconhecimento no Brasil e no exterior, como educador, pedagogo e mestre. Publicou mais de 50 livros, alguns traduzidos em mais de 20 idiomas, como o conhecido e consagrado Pedagogia do Oprimido.

         Paulo Freire concebeu suas pedagogias a partir das suas vivências no nordeste brasileiro em-pobrecido e necessitado. Coordenou projetos de educação para trabalhadores por mais de 10 anos no Senai do Recife/PE, atuou em movimentos populares, desenvolveu uma experiência inovadora em Angicos/RN, com alfabetização de adultos. Coordenou o programa Nacional de Alfabetização, no Governo João Goulart.

Foi preso pela Ditadura Militar por 72 dias. Ao ser libertado, refugiou-se na embaixada da Bolívia e exilou-se naquele país, em setembro de 64. Permaneceu quase 16 anos no exílio, morou na Bolívia, Chile, Estados Unidos e Suécia. “Andarilhou” com suas pedagogias pela África, Ásia, Oceania, desenvolvendo ações de alfabetização, a partir do seu método.

O Conservatório de Tatuí fica na rua São Bento, 415.

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí

C.C.