Cultura: Conservatório de Tatuí prorroga até 5 de julho inscrições para Curso de Férias

São oferecidas 209 bolsas de estudos para aulas de regência, arranjos, transcrição e 18 diferentes instrumentos

ter, 04/07/2006 - 8h07 | Do Portal do Governo

O Conservatório de Tatuí oferece 209 bolsas de estudos para a terceira edição do “Curso de Férias”, o festival de férias que, neste ano, contará com aulas de regência, arranjos e transcrição, e de 18 instrumentos diferentes. Além disso, os selecionados integrarão uma banda sinfônica ou big band, apresentando-se ao longo do evento.

As inscrições, que terminariam na quinta, 28, foram prorrogadas até o dia 5, quarta-feira que vem. Outra novidade é a extinção da taxa de inscrição, que passou a ser gratuita.

Criado com objetivos de integrar instrumentistas e oferecer ensino de alto nível técnico, o “3º Curso de Férias” contará com atividades de Banda Sinfônica (100 vagas); Big Band (20 vagas); Arranjo, Transcrição e Orquestração para Banda Sinfônica (10 vagas); Arranjo Transcrição e Orquestração para Big Band (10 vagas); Arranjo e Composição para coral (10 vagas); Big Band (31 vagas); e Regência para Coral (28 vagas).

Para se inscrever ao “Curso de Férias” não é necessário ser aluno do Conservatório de Tatuí. Todos os selecionados terão aulas diariamente com alguns dos mais renomados profissionais do mercado musical. Entre os profissionais já confirmados estão os americanos Richard Miles, Dwight Satterwhite, Fred Mills e Matthew George (maestros), Dale Underwood (saxofone), Heidi Lucas (trompa), Colin Jones e Knox Summerour (trompete), Andrew Reich (trombone), Kyle Krejci (tuba), Frank Oddis (percussão), Peter Cirelli (trombone big band); os argentinos Stella Maris Marello (flauta), Carlos Céspedes (clarineta), Marcelo Baús (oboé e corninglês), Ernesto Imsand (fagote), Gastón Frosio (trompa), Pablo Dell’Oca Sala (arranjo, transcrição para Banda Sinfônica), além de brasileiros renomados como Antonio Carlos Neves Campos, João Paulo Moreira, Sérgio Vasconcellos, entre outros.

Para se inscrever, os interessados devem encaminhar a ficha de inscrição ao Conservatório de Tatuí (rua São Bento, 415 – Tatuí-SP). As fichas são encontradas na própria escola de música ou via internet, no site www.cdmcc.com.br. Os candidatos de outros Estados poderão se inscrever enviando ao Conservatório de Tatuí, por meio de carta via Sedex, dirigida ao 3º Curso de Férias, com uma série de documentos (que pode ser acessada também via internet) e CD ou fita cassete gravada contendo repertório de nível técnico avançado.

Para as atividades de banda sinfônica, big band, arranjo, transcrição, orquestração e composição serão efetuados testes ou analisados currículos. Os testes serão efetuados no dia 1º de julho e a relação dos classificados, divulgada no dia 3 de julho.

Todos os detalhes podem ser conferidos no site www.cdmcc.com.br.

Mais de 20 concertos

Durante o Curso de Férias, de 7 a 21 de julho, 20 concertos especiais serão apresentados durante o “3º Curso de Férias”, no Teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415).

Entre os destaques, estão o concerto do Quinteto de Sopros da Universidade de La Plata (Argentina), que acontece no dia 9; e o concerto do Quinteto de Metais Bulldog Brass, formado por doutores da Universidade da Geórgia e regido por Fred Mills, no dia 10.

Outro destaque é o concerto da Orquestra Sinfônica Paulista, agendado para o dia 12 de julho. Sob regência de Dario Sotelo, o concerto terá solos do premiado flautista Edson Beltrami e da harpista russa Liuba Klevtsova (da Osesp). Liuba e Beltrami apresentarão o concerto para harpa e flauta de Mozart, peça de alta dificuldade técnica. Além disso, a harpista ministrará um workshop gratuito sobre a história do instrumento, que marcará a re-implantação do curso de harpa no Conservatório de Tatuí. As aulas serão ministradas pela própria Liuba, a partir de agosto.

Uma das mais importantes apresentações é a do Quinteto Villa-Lobos na noite do dia 17. Formado por Toninho Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sérgio Santos (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote), o quinteto fundado em 1962 esmera-se na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações em espaços públicos e em escolas da rede de ensino. Somando um total de 16 discos gravados, já recebeu o Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como o Melhor Grupo de Música de Câmara do Brasil.

Programação completa

07/07 – sexta-feira – Orquestra de Sopros Brasileira e Coral Da Boca Pra Fora. Dario Sotelo e Cadmo Fausto, regentes.

08/07 – sábado – Orquestra Sinfônica Jovem. Edson Beltrami, regente.

09/07 – domingo – Quinteto de Sopros da Universidade de La Plata, da Argentina.

10/07 – segunda – Quinteto de Metais Athens “Bulldog Brass”, da Universidade da Geórgia. Fred Mills, regente e solista.

11/07 – terça – Grupo de Percussionista de Câmara. Luis Marcos Caldana e Frank Oddis, regentes.

12/07 – quarta – Orquestra Sinfônica Pulista. Dario Sotelo, regente. Edson Beltrami, flauta, e Liuba Klevtsova, harpa.

13/07 – quinta – 1º Concerto de Bolsistas Banda Sinfônica. Dario Sotelo, alunos da classe de regência e Pablo Dell’Oca Sala, regentes.

14/07 – sexta – 2º Concerto de Bolsistas Banda de Concerto. Richard Miles, regente.

15/07 – sábado – Big Band SamJazz. Sérgio Gonçalves de Oliveira, regente.

16/07 – domingo – Orquestra de Sopros Brasileira. Dwight Satterwhite, regente.

17/07 – segunda – Quinteto Villa-Lobos.

18/07 – terça – Concerto de Encerramento do Grupo de Metais do Curso de Férias. Fred Mills, regente.

19/07 – quarta – Concerto de Encerramento do Coro do Curso de Férias. Cadmo Fausto, regente.

20/07 – quinta – Concerto de Encerramento da Big Band de Bolsistas do Curso de Férias. Jorge Costa Pinto, regente.

21/07 – sexta – Concerto de Encerramento da Banda de Concerto do Curso de Férias. George Matthew, regente. Dale Underwood, solista.

Os concertos são apresentados a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”. Os ingressos custam R$ 3 (R$ 1,50 para idosos e estudantes) e são vendidos a partir das 17h, na bilheteria, à rua São Bento, 415.

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí

C.C.