Cultura: Conservatório de Tatuí inicia nova edição do Projeto Pensando na Criança

Projeto do Conservatório de Tatuí pretende integrar 200 alunos de instituições da periferia com as artes cênicas

seg, 25/09/2006 - 10h35 | Do Portal do Governo

O Projeto Pensando na Criança, coordenado pelo setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, terá nova edição a partir da próxima semana. No dia 25 tem início a primeira etapa do programa, com a apresentação de um espetáculo profissional nos locais selecionados para sediar o projeto. Na segunda fase, o conservatório proporciona aulas de teatro para as crianças das instituições escolhidas.

Este ano, a iniciativa beneficiará cerca de 200 jovens de cinco escolas da periferia de Tatuí. A finalidade é criar maior integração dos estudantes com as artes cênicas e mostrar novas possibilidades de lazer e entretenimento.

De acordo com o coordenador de artes cênicas do conservatório, Antonio Mendes, a ação parte do princípio de que “o teatro-educação não se distancia da arte, ao contrário, aproxima-se dos processos e resultados da criatividade artística”. No projeto, o teatro é utilizado como ferramenta para integração cultural do conservatório com a população local. “O trabalho desenvolvido nessas comunidades durante o ano letivo objetiva criar nas crianças, principalmente, o interesse pela arte cênica como forma de educação, cultura e lazer”. No encerramento do Pensando na Criança, serão os alunos que mostrarão o resultado das aulas no palco do Teatro Procópio Ferreira.

Flicts – Estudantes das cinco escolas selecionadas assistirão ao espetáculo Flicts, baseado em livro homônimo de Ziraldo. Flicts é uma cor misteriosa que vai ao mundo das cores em busca de sua identidade. No elenco, alunos do curso de teatro – básico III, do conservatório. A direção cênica e musical é de Carlos Ribeiro; os figurinos, de Carlos Alberto Agostinho e Érica Pedro. Os cenários e adereços são de Jaime Pinheiro e a iluminação, de Marcos Caresia.

PROGRAMAÇÃO (espetáculo Flicts)

Dia 25  Lar Donato Flores

Dia 26  Escola José Tomás Borges

Dia 27  Escola Lienette Avalone Ribeiro

Dia 28  Escola Ary de Almeida Sinisgalli

Dia 29  Escola José Celso de Mello

Horário: sempre às 15 horas

Entrada franca também para a comunidade

Da Agência Imprensa Oficial