Cultura: Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos em 2006

Inscrições vão até 25 de janeiro

qui, 29/12/2005 - 9h20 | Do Portal do Governo

Em janeiro, o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí abre inscrições para os cursos em 2006. As categorias de MPB e jazz recebem inscritos até dia 25 de janeiro no próprio Conservatório, dos quais será feita uma pré-seleção dos trabalhos mais qualificados. Já os interessados nas demais categorias, devem efetuar as inscrições no período de 9 a 12 de janeiro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na própria secretaria da escola (rua São Bento, 415). Cada dia é específico para a inscrição de um curso: dia 9, para piano clássico e música comercial; dia 10, flauta transversal e trompa, flauta doce, oboé e trompete, saxofone, clarineta e fagote, trombone e bombardino, e tuba; dia 11, violino, viola e violoncelo, contrabaixo, luteria, teatro e regência instrumental; dia 12, tímpanos, percussão e acessórios, violão clássico e canto lírico.

Sobre o equipamento – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, da Secretaria de Estado da Cultura, oferece cursos de musicalização, luteria, artes cênicas, MPB e Jazz, piano, regência instrumental, entre outros. As aulas acontecem nos quatro prédios que abrigam o Conservatório, de manhã, tarde e noite. Além disso, são realizadas apresentações periódicas no teatro Procópio Ferreira.

Ao total, são 3500 alunos que participam das aulas nas mais diferentes modalidades. Fundada em 11 de agosto de 1954, é considerada uma das mais conceituadas escolas de música da América Latina, tanto que a cidade de Tatuí recebeu o título de Capital da Música. Alunos de todo o Brasil e do mundo, como Argentina, Paraguai, Alemanha e Dinamarca, aprendem a dominar certos instrumentos, e muitos deles moram no alojamento da escola, que, atualmente, abriga 300 alunos. “Para aprender a tocar, é preciso estudar muito, até oito horas por dia. No conservatório há adolescentes que sonham em ser músicos e pessoas que largaram tudo para viver da música”, afirma a assessoria de imprensa do Conservatório.

Integrantes da Osesp, como o percussionista Eduardo Gianesella e a contrabaixo Valéria Póles, são exemplos de músicos formados pelo Conservatório. Durante mais de dez anos, a escola foi responsável pela produção do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Atualmente, realiza todos os anos festivais de música, como de MPB e Natal, além de encontros internacionais de pianistas, saxofonistas e flautistas. A procura pelas vagas é tão grande que no ano passado,18 mil pessoas disputaram 50 vagas para o curso de violão. Para a seleção, é feita uma prova prática, com exceção para os cursos de MPB e Jazz.

Todos os cursos oferecidos pela escola são  gratuitos.  Para mais informações, acesse o site www.cdmcc.com.br.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.