Cultura: Confira as novas exposições em cartaz na Pinacoteca

A Pinacoteca fica na Praça da Luz, região central da Capital

sex, 19/01/2007 - 18h48 | Do Portal do Governo

Confira as novas exposições em cartaz na Pinacoteca:

Transfigurações – Fotografias de Lucia Guanaes

A fotógrafa paulistana Lucia Guanaes, radicada em Paris, expõe 40 imagens em cores que retratam homens travestidos em carnavais na Bahia. A fotógrafa buscou em suas imagens aquilo que transpassa. “Seria a fotógrafa capaz de desvendar o que fica por trás das aparências?” Essa é algumas das reflexões geradas para quem visita a mostra. Durante a exposição será lançado o livro Transfigurações, que registra a série com 38 reproduções e textos de Diógenes Moura – curador da mostra -, Michel Riaudel e da própria fotógrafa.

Até 11 de março de 2007.

Um Criador de Imaginários – Almeida Júnior

Almeida Júnior é um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX. A exposição Um Criador de Imaginários pretende esclarecer “o olhar, o querer, o sonhar e o fazer do artista”. A mostra é totalmente diversificada e apresenta a produção de Almeida Júnior por temas, divididos em quatro módulos: Tempo humano, retratos; Natureza e cotidiano, paisagens e cenários do interior do país; Trabalhos em contraste, rotinas rurais brasileiras; e Artista como museu, em que estão cópias dos seus trabalhos realizadas por seus contemporâneos, que revelam um prestígio desfrutado por Almeida Júnior em vida.

Um Criador de Imaginários pretende agrupar as obras desconhecidas pelo público em geral. A mostra finaliza as celebrações do 1º Centenário da Pinacoteca do Estado, ocorrido em dezembro de 2005 e celebrado durante todo o ano de 2006, além de marcar a comemoração do 453º Aniversário de São Paulo.

Até 15 de abril de 2007.

São-Paulinhos – Intervenção de Caetano Dias

O artista baiano faz intervenção com 453 pequenas esculturas feitas em rapadura representando o santo padroeiro da cidade. Elas serão colocadas em diversos locais do edifício da Pinacoteca. Durante a ação, o público visitante poderá pegar e levar para a casa as peças, e comê-las, se o quiser. Segundo o curador Ivo Mesquita “A ação aproveita o ensejo da celebração paulistana para colocar em pauta questões como a assimilação cultural antropofágica, a relação de interpenetração entre profano e sagrado, a presença do trabalho como elemento constituinte cultural e o espaço do museu como local deste contato e comunhão”. A mostra integra o Projeto Octógono Arte Contemporânea.

Dia 25 de janeiro, quinta-feira, das 11 às 14h.

Desencantando Salmu – Instalação de Josely Carvalho dentro do Projeto Octógono Arte Contemporânea

O tema central da instalação é o desabrigo emocional e o aniquilamento de identidades culturais. A partir de questões que emergiram de sua pesquisa sobre o povo iraquiano em meio à atual ocupação, Josely Carvalho concebeu a instalação como uma experiência ao mesmo tempo sensorial e reflexiva acerca do desmoronamento da identidade pessoal e coletiva, da impossibilidade de viver com as diferenças e da violência imperialista. Como em outros de seus trabalhos, a artista buscou elementos na história e na mitologia para estabelecer conexões entre passado e presente.

Iniciado em janeiro de 2003 com instalação de Mario Merz, o Projeto Octógono Arte Contemporânea pretende ser, no quadro de atividades do museu, um espaço de debate sistemático acerca da produção e das idéias que conformam a contemporaneidade nas artes visuais. Para tanto são apresentados trabalhos inéditos realizados especialmente para o local, bem como remontagens de obras importantes para o conhecimento e difusão da arte contemporânea. Curadoria de Ivo Mesquita.

Abertura dia 25 de janeiro, das 11 às 14h.

Em cartaz até 18 de março.

Moiré.galáctica.bestiário – Fotografias de Vicente de Mello

Vicente de Mello cria um repertório de formas originais em incessante questionamento artístico. As 20 imagens em preto-e-branco da exposição constituem três séries. Em moiré, o fotógrafo utiliza a texturas e transparências para criar imagens não-figurativas e experimentais. As luminárias e lustres da série galáctica surgem despojados de sua aparência mais óbvia: o objeto deixa de ser percebido como o “que ilumina” para ser visto como aquele que, numa noite sideral, “sendo iluminado”, torna-se visível.  Em bestiário, o artista novamente subverte a compreensão visual daquilo de que a convivência doméstica tira o caráter espantoso: cães e gatos, em detalhes e ângulos delicadamente deslocados do ponto de vista usual, evocam seres e sensações insuspeitos. Curadoria de Jean-Luc Monterrosso e Alberto Saraiva.

Abertura dia 25 de janeiro, das 11 às 14h.

Em cartaz até 04 de março.

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 – fone 11 3229.9844

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h.

R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados

Da Secretaria da Cultura