Cultura: Condephaat tomba prédio na Avenida Higienópolis

Construção que pertenceu à Dona Veridiana se transforma em patrimônio público estadual

qui, 28/12/2006 - 11h50 | Do Portal do Governo

Acontece, às 15h desta quinta-feira (28), a cerimônia oficial do tombamento da antiga sede da Chácara de Vila Maria (Av. Higienópolis, nº 18), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). O evento ocorrerá no Palácio dos Bandeirantes e contará com a presença do governador do Estado, Cláudio Lembo; do secretário de Estado da Cultura João Batista de Andrade; e do presidente do Condephaat, Carlos Alberto Dêgelo.

Construído em 1884, com o nome de Vila Maria; o local é exemplar de uma cultura vinculada ao Ecletismo, que mescla elementos da tradição Clássica Italiana – sobreposições de ordens arquitetônicas que organizam os vários andares, com a tradição Medieval Francesa – terminação da cobertura com planos de telhado de forte inclinação e torreão típico dos castelos da região francesa de Loire. 

A edificação pode ser considerada uma testemunha da figura pioneira de Veridiana Valéria de Silva Prado. Dona Veridiana, como ficou conhecida, era filha de Antonio Prado, o Barão de Iguape e casou-se aos 13 anos com seu tio Martinho Prado.

Uma mulher à frente de seu tempo, contrariou os costumes da época e se divorciou em 1877. Um ano depois, Dona Veridiana comprou o terreno que daria lugar a Vila Maria, a partir de 1884.

Tombamento da antiga sede da Chácara de Vila Maria

Dia 28/12, quinta-feira, às 15h

Palácio dos Bandeirantes

Av. Morumbi, 4.500