Cultura: Concerto e projeção de filmes simultâneos constroem poema sonoro e visual em homenagem a Sã

Espetáculos serão realizados no Memorial da América Latina, com entrada franca

qua, 18/01/2006 - 13h35 | Do Portal do Governo

Versão inédita da música São Paulo, a Symphonia da Metróplole será apresentada em comemoração ao aniversário de São Paulo, no Memorial da América Latina, no dia 25 de janeiro, com entrada franca. A composição de Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski, “um canto de amor e desespero à cidade”, segundo seus autores, foi criada em 1997 como trilha sonora de película cinematográfica homônima de 1929. O concerto contará com o próprio Tragtenberg à frente de seus alunos do curso “Música de cinema”, oferecido pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim.

A orquestra de 16 músicos tocará ao mesmo tempo que será exibido, no fundo do palco, o filme São Paulo, a Symphonia da Metrópole, de Adalberto Kemeny e Rudolph Lustig. Filmada nos anos 20, a obra foi feliz em captar precocemente a pujança da cidade. Numa segunda tela, em paralelo à primeira projeção, será apresentado um pequeno documentário contemporâneo com locações iguais às do primeiro filme. Será interessante comparar as mesmas locações ontem e hoje e perceber como isso se refletiu nos novos arranjos de Tragtenberg e Sukorski.

O filme, que fará o contraponto entre o passado e o presente da cidade, é uma produção do coletivo Sonoroscópio, do qual participam Celso Massola, Joana Cancio, Lucas Gervilla e Renato Hirsch, além de Livio Tragtenberg. A disciplina “Música de cinema”, dada experimentalmente por Livio Tratgtenberg no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, foi tão bem-sucedida que essa escola pública de música resolveu efetivá-la.

Concertos com projeção do filme São Paulo, a Symphonia da Metrópole acontecerão este ano em Portugal, Finlândia e Alemanha. Em 2005 houve apresentações no auditório do Museu do Louvre, em Paris, de 7 a 9 de outubro, durante o Festival d´Automne. “O público francês ficou impressionado em saber que existe um filme sobre São Paulo feito naquela época sem ser uma coisa passadista, de museu”, conta Tragtenberg. “De fato, a principal característica do filme é ele ser vibrante e atual”, complementa.

Como sua música, aliás. A trilha sonora do filme foi concebida não apenas para dialogar com a proposta futurista do filme mas também como um “passeio” pelas diferentes formas da música de cinema ao longo do tempo. Como num percurso retrospectivo, a música se inicia com “ruidagem” sincronizada, passando pelas atmosferas dos pioneiros até ganhar maior independência, inclusive crítica, em relação às imagens.

Inspirado no filme alemão de 1927 Berlin, Sinfonia de uma grande cidade, de Walter Ruttman, a obra brasileira de Lustig e Kemeny celebra a moderna vida urbana e seus principais elementos: lá estão os atarefados homens de negócios, as fábricas e seus trabalhadores, as grandes avenidas e os distantes bairros operários. Ao acompanhar o ritmo forte da cidade em um único dia, do nascer ao pôr-do-sol, o filme e a música constróem um poema sonoro e visual à maior cidade do Brasil.

Os realizadores desses filmes foram influenciados pelo movimento cultural denominado Futurismo. Lançado pelo poeta italiano Filippo Tomaso Marinetti (1876 – 1944), em 1909, suas premissas alcançaram grande repercussão e influência nas primeiras décadas do século 20. Marinetti exaltava o dinamismo da vida moderna, a velocidade. O pintor futurista Giacomo Balla dizia que “um ferro elétrico é mais belo do que uma escultura”.

A fim de criticá-la, essa concepção foi levada às últimas conseqüências por Fritz Lang (1890-1976), também em 1927. O cineasta austríaco filmou uma cidade imaginária no futuro (2027) – Metropolis – na qual a humanidade vive escravizada justamente por máquinas.

Serviço:

São Paulo, a Symphonia da Metrópole

Concerto e projeção de filme

Local: Auditório Simón Bolívar

Dia 25 de janeiro

Horário: 17h00 e às 20h00

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do metrô)

Telefone: 3823-4660

Entrada Franca

www.memorial.sp.gov.br

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura