Cultura: Concerto da Sinfônica Paulista marca os 235 anos da Câmara de Itapetininga

Orquestra, que é um dos principais grupos do Conservatório de Tatuí, se apresenta no dia 3 de março

sex, 17/02/2006 - 16h40 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica Paulista, sob regência do maestro Juliano de Arruda Campos, será o destaque da solenidade de abertura das festividades dos 235 anos de implantação da Câmara Municipal de Itapetininga. A orquestra, que é um dos principais grupos do Conservatório de Tatuí, faz apresentação na solenidade agendada para as 20h do próximo dia 3 de março, uma sexta-feira, no Clube Venâncio Ayres. A entrada ao evento será pública.

A solenidade de aniversário da Câmara de Itapetininga será aberta com homenagens a três autoridades. O secretário estadual de ciências e tecnologia João Carlos Meirelles e o deputado estadual Antonio Carlos Pannunzio receberão o título de cidadania de Itapetininga. Já Arlindo Ferraz Calux, presidente do clube “Venâncio Ayres”, será homenageado com a medalha “Júlio Prestes”.

A cerimônia conduzida por Antonio Fernando Silva Rosa, presidente da Câmara de Itapetininga, será encerrada com apresentação da orquestra tatuiana. No programa do concerto, há peças de compositores importantes como Tchaikovsky e Mozart, este último tem celebrado neste ano seus 250 anos de nascimento. Serão apresentadas “As Bodas de Fígaro” (de Mozart), “Sinfonia Patética” (de Beethoven), “Bachianas Brasileiras nº IV” (de Heitor Villa-Lobos) e a abertura “1812”, do russo Tschaikowsky.

A solenidade marcará a abertura das festividades de implantação da Câmara Municipal, que seguirão por uma semana.

A Orquestra

Formada por professores e alunos do Conservatório de Tatuí, foi criada pelo diretor do da escola, o maestro Antonio Carlos Neves Campos. Sua proposta é apresentar música instrumental erudita e popular, nacional e internacional.

Em 96, gravou CD em homenagem ao compositor Tom Jobim, tendo como solistas Altamiro Carrilho, Nivaldo Ornelas, Wagner Tiso, Victor Biglione e Zimbo Trio, realizando concerto no Teatro Nacional, de Brasília.

Participou ainda de turnê pelo Brasil, acompanhando Wagner Tiso, Victor Biglione, Maurício Einhorn, André Gereissati e Arthur Moreira Lima, entre outros.

Em 2003 a Orquestra Sinfônica Paulista passa a ter como regente titular o maestro Adriano Machado, e sob sua batuta se apresentam solistas como Gilberto Tinetti (Piano), Raffaeli Trevisani (Flauta), Arnaldo Cohen (Piano), Tatjana Vassiljeva ( Cellista vencedora do Prêmio Rostropovch), entre outros. Com trabalho novo a orquestra tem sido convidada a se apresentar em diversas salas do país como Teatro São Pedro (SP), Sala São Paulo (SP), etc.

O maestro

Juliano de Arruda Campos nasceu em Tatuí, onde iniciou seus estudos musicais no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” em 1979, vindo a concluir os cursos de flauta-doce e flauta transversal. É bacharel em música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob a orientação do professor Antônio Carlos Carrasqueira. Teve como professores os maestros Dario Sotelo, Marco Antônio da Silva Ramos, Gil Jardim, Aylton Escobar, Olivier Toni, entre outros. Vencedor do II Concurso Nacional de Música da FASM (Faculdade Santa Marcelina) em 1.990.

Flautista e maestro convidado a participar de festivais de música por todo o Brasil, destacando-se Festival de Inverno de Campos de Jordão, Festival Internacional de Brasília, Curso de Inverno de Presidente Prudente, Festival de Inverno de Prados, Curso de Férias de Tatuí, Abertura do Festival das Montanhas de Poços de Caldas, e em eventos internacionales como The Midwest Clinic – An International Band and Orchestra Conference 53rd Annual Convention em Chicago – Illinois (EUA); Departamento de Artes da William Jones Academic Magnet High School de Chicago (EUA); e através da Academia Internazionale della Musica di Milano (Itália), da Masterclass de Sir James Galway, coordenado pelo flautista Raffaele Trevisani.

Foi regente de vários corais, tendo coordenado as atividades musicais dos colégios: Anglo de Sorocaba, OSE Uirapuru de Sorocaba e Terra-Lima de Tatuí, além de ter colaborado como Líder de Naipe do Coral Museu Lazar Segall de São Paulo e regente assistente do Coral Libercanto de São José dos Campos.

Atualmente é Flautista Principal e Regente Assistente da Orquestra Sinfônica Paulista do Conservatório de Tatuí, onde é professor de flauta transversal. Regente da Orquestra de Flautas Brasileira “João Dias Carrasqueira” e flautista-coordenador do Quarteto Musikalis, grupos que é responsável pelas suas criações.

Regente da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, onde é professor no Conservatório Municipal.

Aluno especial do curso de pós-graduação da ECA-USP, na disciplina: “Concepções Harmônicas do Século XX”.

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí

C.C.